A ABTN – Associação Brasileira de Normas Técnicas (órgão federal) complicou a vida de todos os brasileiros.
Alegando um estranho aumento da segurança, inventou um modelo de tomada que só existe no Brasil, uma espécie de “jabuticaba elétrica”.
Para evitar os raros choques, casas, lojas, farmácias, bancos terão que trocar as suas tomadas e, depois, alterar as conexões dos aparelhos eletrônicos que utilizam.
Hoje, ao comprar um eletrodoméstico, vai descobrir que é impossível instalar o equipamento na sua residência. Ele não pode ser plugado em nenhum lugar. Para solucionar, parcialmente, o problema, o jeito é comprar um adaptador que pode ser de 10 ou 20 ampéres. Todavia, a maldade não tem fim, pois o INMETRO pretende proibir sua venda dentro de três anos. É bom fazer um estoque, pois a cada nova compra terá que apelar para o jeitinho.
Agora, imagine que você vai construir a moradia dos seus sonhos. Vai querer seguir corretamente as novas normas técnicas. Não fique nervoso quando descobrir que sua TV, geladeira, micro-ondas, freezer e tudo o que usa eletricidade não se encaixa no novo padrão de tomadas. Por certo, os gênios do governo federal estarão rindo da sua inocência.
Se for passear no exterior, lembre-se que o equipamento comprado bem baratinho não servirá na sua casa, se já tiver trocado TODA a instalação elétrica.
A questão nunca terá fim. Inventaram para solucionar um problema que não existia.