Revista O Empresário / Número 138 · Janeiro de 2010
Recebemos correspondência do Dr. Renato Mendes Wisniewski, delegado de polícia da comarca de Cambuí, em que faz ponderações pertinentes ao trabalho realizado por sua equipe para solução dos assaltos ocorridos na cidade.
Em nenhum momento afirmamos que os órgãos policiais foram omissos no combate à criminalidade e inclusive orientamos os cidadãos a procurarem orientação da polícia. Procuramos sim, enfatizar a necessidade de uma cuidadosa prevenção, uma revisão dos procedimentos adotados e que esses assaltos servissem de alerta.
A vigilância policial deve ser visível para que pessoas mal intencionadas não se sintam seguras para a prática de atos ilícitos.
Concordamos com a sugestão para implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública, que deve ser de iniciativa do poder executivo e judiciário, com a participação compulsória de representantes da polícia civil e militar. A adesão de representantes da sociedade civil se dará pela conscientização feita por palestras proferidas por conhecedores do assunto.