Revista O Empresário / Número 137 · Dezembro de 2009
O problema de dizer “se apenas” é que isso rapidamente vira “apenas se”.
Quando você diz algo como “se apenas eu tivesse um computador novo. . . aí sim poderia produzir muito mais”, em breve você começa a acreditar que “apenas se” tiver um novo computador vai poder trabalhar.
Claro, seria ótimo ter um novo computador - e também um salário maior, um carro novo, um relacionamento perfeito, ou seja lá o que for. Mas será que você vai ter de se limitar até esse dia chegar? Existe sempre um outro caminho.
Com uma atitude de “apenas se”, na verdade você está repassando o controle da sua vida para algo fora de você. Essa não é uma ideia muito boa. O sucesso raramente ocorre para aqueles que esperam pelas condições perfeitas. As maiores realizações não são uma decorrência do que você teoricamente faria “ se apenas tivesse. . . ”, mas sim do que você faz com o que tem disponível, aqui e agora.
Desafie-se a trocar cada “se apenas” e todas suas variações por “isto é o que farei com o que tenho disponível”. Esqueça as limitações do “se apenas. . . ” O tempo de agir, de conquistar, de fazer a diferença é agora. Chegou a hora - faça.