Revista O Empresário / Número 137 · Dezembro de 2009
ARTIGOS
Se você considera a possibilidade de escrever, comece pelos artigos, que podem ser curtos e pontuais, mais rápidos de produzir e fáceis de publicar. Para obter melhores resultados, fique atento a estes pontos:
=>Adequação ao público – Ao escolher o assunto que irá desenvolver, pense no leitor. Que tema é interessante para ele? Qual é a melhor abordagem do tema, considerando a realidade e as características do leitor? Qual é a linguagem mais apropriada?
=>Lógica expositiva - O texto deve logo de início dizer a que veio. Se for informativo, deve começar por uma síntese do assunto e seguir com as informações complementares; se for dissertivo, começar pela tese (ou ponto de vista que se deseja expor) e seguir com os argumentos.
=>Redação correta, clara e objetiva - Certifique-se de que seu texto não tem erros de Português e é plenamente compreensível. Peça para alguém revisá-lo, se for o caso. Caso você constate que escorrega na gramática ou na articulação de ideias, vale a pena fazer uma reciclagem em língua portuguesa. Tenha em mente que um artigo mal escrito comprometerá sua imagem em vez de promovê-la.
=>Conteudo relevante - Preocupe-se em fazer textos de conteudo relevante, consistente, bem fundamentado, que faça diferença na vida do leitor. Falar de amenidades ou obviedades não levará você a lugar nenhum.
LIVROS
Quando você tiver adquirido certa prática em escrever e alcançado os resultados desejados com seus artigos, provavelmente estará pronto para aventurar-se na seara dos livros.