Revista O Empresário / Número 137 · Dezembro de 2009
Quem é pai ou mãe sabe como é difícil ficar indiferente quando o filho vem cheio de dúvidas sobre a lição de casa. Há aqueles que, quando dominam o assunto estudado, tendem a bancar o professor particular. Outros têm de se segurar para não fazer a tarefa pela criança. A importância do envolvimento paterno na vida escolar é consenso entre educadores. Mas até que ponto essa interferência é benéfica?
O ideal é que o pai dê subsídios para que a criança possa resolver a questão e saia de cena. É preciso estimular a autonomia.
Quando a criança chega com a lição perfeita porque o pai ou a mãe corrigiu, o professor perde a noção de quanto ela de fato aprendeu e do quanto precisa ser retomado.
A lição tem três papeis principais: exercitar uma competência que foi dada em aula, estimular hábitos de leitura e aprofundar um tema estudado por meio de pesquisa.
A especialista em práticas do ensino Neide Noffs, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concorda. “A lição de um exercício de revisão”, diz. Neide admite que é difícil ver um erro e deixar passar, mas aconselha que o pai tente ajudar a criança a chegar sozinha na resposta certa. “Se o filho não conseguir, a dúvida deve ser devolvida à escola”.
AVISOS AOS PAIS
*Tarefas: nunca antecipe a resposta correta de uma questão.
*Dúvidas: se a criança não souber resolver um exercício, tente explicar de forma diferente, para que ela o solucione sozinha.
*Espaço:ajude a organizar um local e horário para o estudo.
*Pesquisas: mostre livros ou sites em que a criança pode encontrar sozinha o conteúdo.
*Leitura: ajude seu filho a criar o hábito lendo textos para ele.