Revista O Empresário / Número 134 · Setembro de 2009
Na era do dinheiro de plástico, o velho fiado ou a compra na caderneta ainda resiste e tem participação expressiva no dia a dia dos brasileiros. Pesquisa da LatinPanel com 8.200 famílias revela que 21,6% delas pagaram alguma conta usando o fiado ou a caderneta durante este ano.
O uso do fiado pelas famílias é praticamente o mesmo do cartão de débito, o meio mais sofisticado de pagamento, e que chegou a 22,8% no mesmo período.
O uso do fiado não está atrelado apenas às famílias e às regiõs de menor renda, mas reflete a conveniência de comprar hoje e pagar depois.
É uma questão de relacionamento entre as pessoas que é mais forte no interior.
Outro dado apontado pela pesquisa: o fiado está presente em todas as classes sociais. Mas o maior uso dessa forma de pagamento foi registrado pela enquete nas famílias de classes D/E (26,2%); seguidas pelas da classe C (21,9%) e pelas famílias mais abastadas, dos extratos A/B (12,6%).