Revista O Empresário / Número 134 · Setembro de 2009
Em um subúrbio de Concord, cidade de 122 mil habitantes a 45km de San Francisco, o dono de uma loja de celulares cansou de ter aparelhos furtados do seu estabelecimento. Desde o dia 31 de outubro de 2007, Gary Lawhon mantém uma página no Youtube na qual são postados vídeos que flagram as ações de bandidos no local.
A página possui 14 imagens filmadas pelas oito câmeras de segurança. No vídeo mais recente, um homem utiliza uma cadeirinha de bebê para esconder um aparelho. Além dos ladrões de telefone, os vídeos mostram gente que tentou usar cartões de crédito roubados.
A maneira inteligente de usar a rede para solucionar pequenos furtos que não são resolvidos pela polícia, colocou o comerciante e seu negócio na mídia local.
As aparições nos canais de televisão renderam o maior resultado desde que a loja ingressou na rede. O pai de um adolescente viu o vídeo em que o próprio filho aparece furtando um telefone. O homem voltou à loja para devolver o aparelho e pedir desculpas. Dias depois, o adolescente retornou para pedir mais desculpas. Lawhon deu o caso por encerrado.