Revista O Empresário / Número 134 · Setembro de 2009
Em ambientes corporativos extremamente concorridos, com metas a cumprir em prazos recorde, e onde não há brecha para falhas, nada melhor para a empresa do que estimular a competição entre seus empregados, certo?
Em termos. A pesquisa “O Ranking da Motivação no Trabalho”, do Instituito Imprendere, desmonta a ideia de que promover a competição é sempre o melhor negócio para o gestor que pretende tirar o máximo de seus subordinados. Embora seja a principal força motriz de profissionais em posições que exigem agressividade, como os executivos, é rejeitada por boa parte dos funcionários, especialmente dos setores de recursos humanos, comercial e administrativo.
O estudo revela, que a competição só traz resultados satisfatórios no início, quando o desafio causa euforia. Com o tempo, prevalece a frustração para quem nunca alcança as metas e um mal-estar entre os colegas.
A satisfação pessoal aparece como o grande diferencial da motivação, segundo a pesquisa. A empresa que quiser manter seus funcionários motivados por mais tempo deve dar -lhes a chance de fazer aquilo que gostam e ter a sensibilidade de reconhecer seu esforço e conquistas. Essas ações surtem efeitos mais duradouros do que o pagamento de bônus e novos desafios.
RANKING DA MOTIVAÇÃO
O que funciona para melhorar a produtividade dos profissionais, de acordo com sua área de trabalho