Revista O Empresário / Número 133 · Agosto de 2009
Na busca pela primeira oportunidade profissional, muitas pessoas acabam aceitando situações adversas que não vão acrescentar absolutamente nada ao futuro. Exatamente por isso, profissionais em início de carreira e em busca de experiência são os mais propensos a passar por situações em que a seleção exige mais do que a vaga requer.
Esse tipo de recrutamento pode se tornar extremamente negativo quando o principal objetivo da empresa é reduzir o número de candidatos à vaga oferecida.
Se resolvem exigir o máximo para executar o mínimo, além de perder dinheiro e talentos, as empresas também perdem credibilidade.
Empresa: ao participar de um processo seletivo para emprego ou estágio, verifique se a empresa oferece estrutura e programas que permitem possibilidade de crescimento na carreira. Fique atento ao excesso de exigências. Nem sempre ele pode ser considerado negativo, já que o empregador pode estar pensando no caso de haver oportunidades de promoção. Antes de uma entrevista, procure informações sobre a organização em sites da internet. É importante conhecer o terreno onde se vai pisar.
Currículo: empresas que adotam critérios consistentes de seleção não costumam se impressionar apenas com o currículo. Contam muito o perfil do candidato, suas características pessoais e o quanto ele adquiriu de experiência em trabalhos anteriores.
Alvos: recém-formados e estudantes em busca do primeiro emprego são os
que mais sofrem com ofertas de trabalho que se revelam verdadeiras “furadas”. Se houver dúvidas sobre processos de seleção, informe-se com profissionais mais experientes.
Experiência: sendo contratado para um cargo que não tem qualquer relação com a sua formação, fique atento. As empresas são exigentes quando precisam de profissionais com experiência.
Golpes: desconfie de organizações que prometem o máximo pelo mínimo. Se a vaga inclui benefícios demais, muito além do que se pratica no mercado, ligue o sinal de alerta. Procure ser criterioso ao analisar uma oferta de trabalho.