Revista O Empresário / Número 127 · Janeiro de 2009
Sempre colocamos à disposição dos nossos associados o balancete financeiro do mês, no quadro de avisos na sede da entidade. Agora, levamos ao conhecimento de todos um resumo das atividades no ano de 2008.
Uma das cautelas que adotamos é o cuidadoso gerenciamento dos recursos financeiros, principalmente depois que entidades similares, em outras cidades da região,tiveram que encerrar suas atividades por insuficiência de recursos, o que causou grande prejuízo às empresas que a elas eram afiliadas.
Franqueamos acesso ao SPC-Nacional e Serasa aos associados. Todas as despesas são debitadas à AECambuí que, posteriormente, faz o rateio entre aqueles que fizeram as consultas. Se não pagarmos tempestivamente as faturas, todos serão bloqueados. Nossa responsabilidade é grande. As consultas ao nosso banco de dados são grátis (mais de 10 000 registros).
TREINAMENTO
Para os vendedores contratamos o curso “Vendas com bom atendimento” que permitiu o aprimoramento desses funcionários essenciais a qualquer empresa.
Trouxemos também o SEBRAE para ajudar os empresários na administração dos seus negócios. Foi realizado o curso “Plano de Negócios” e a palestra “ Entenda preço, custo, despesas e preço de venda”.
Realizamos diversos cursos de “Operador de Empilhadeira” em parceria com a Vantec. Existe forte demanda para este tipo de treinamento,uma vez que é essencial para quem vai operar este equipamento.
Para as pessoas que trabalham por conta própria franqueamos nossas instalações para os cursos “Flores Artificiais”, “Decoração de bolos” e “Confecção de Lingeries”. É importante incentivar estas atividades que proporcionam maior renda para as famílias. Com grande afluência de público tivemos a palestra “ Fazer Acontecer”. Ela serviu para conscientizar as pessoas na tomada de decisões.
REVISTA
Nossa revista “O Empresário” é bem recebida por toda comunidade. Levando assuntos de interesse para todos os membros de uma empresa, da administração ao mais simples funcionário, para nossa alegria, passou a ser colecionada por servir como fonte de consultas. A publicidade inserida em cada ediçãodestina-se a cobrir os gastos. Agradecemos aos associados que nos prestigiaram colocando as suas mensagens.
No caso de sobrar espaço, após atendermos os afiliados, a divulgação é permitida às demais empresas. A intenção é cobrir os custos da publicação. Não visamos lucros, mas lutamos para não ter prejuízo.
DIRETORIA
Uma nova diretoria tomou posse. O presidente atual da Associação Empresarial de Cambuí e da CDL é o Sr. Marcelo de Souza Gonçalves, proprietário da GR Agrícola. As cidades de Extrema e Camanducaia estão representadas na direção das entidades.
COMUNIDADE
Pela variedade de serviços que prestamos a comunidade podemos afirmar que temos um serviço similar ao “poupa tempo”. Orientamos, encaminhamos soluções, enviamos e recebemos FAX, digitamos trabalhos, escaneamos imagens, plastificamos documentos, propiciamos acesso a internet, montamos processos de financiamento, preenchemos guias. Cerca de 8000 pessoas pediram a nossa ajuda em 2008. Tudo isto sem prejudicar o atendimento aos afiliados.
AFILIADOS
Mais cidades passaram a ser atendidas pela AECambuí-CDL. Agora contamos com parceiros em Extrema, Itapeva, Camanducaia,Monte Verde, Senador Amaral, Ponte Segura, Bom Repouso e Cambuí. Empresas são visitadas para analisar o atendimento prestado. Inclusões de inadimplentes agora abrangem o extremo Sul de Minas.
CONSULTAS AO SPC/SERASA
Tivemos um crescimento de11,78 % em relação a 2007. O total de 43.365constituiu-se de novo recorde. O permanente crescimento denota a confiança das empresas no nosso trabalho. Lembramos que as consultas da opção 3 são grátis. Em breve serão disponibilizadas pela internet.
SITE
De acordo com o Google/analytics nosso site www.aecambui.com.br recebe acessos do mundo inteiro. Internautas no Japão, Europa e EUA, todo mês, navegam no nosso portal. No Brasil ,todos os estados se fazem presentes. Por ano são milhares de visitas em busca de artigos, notícias e informações sobre a nossa região.
ATENDIMENTO
Quatro funcionárias se revezam no atendimento diário, das 8horas às 18h30min, sem interrupção. Nossa secretária a Sra. Cleusa, participou do 5º Encontro das CDLs mineiras e pôde constatar que a qualidade dos serviços prestados está acima da média das centenas de entidades existentes em Minas.
ANÁLISE FINANCEIRA
Nossos recursos são administrados com rigor. Não temos condições de ter uma sede própria que teria que ser custeada pelas empresas, mas todos os encargos sociais estão em dia e não temos dívidas de nenhuma espécie. Os custos das consultas ao SPC/Nacional e Serasa são os valores repassados por aquelas entidades acrescidos das despesas administrativas.