1 Faça um briefing, que é uma espécie de relatório que explica a função e a estrutura da empresa ou do produto. Nele, constam informações como objetivos, público-alvo, estratégias de marketing e conceitos.
2 Com o briefing em mãos, reúna algumas pessoas envolvidas no projeto e deixe que todos sugiram, livremente, possíveis nomes para o produtos ou a empresa. Todas as idéias devem ser apresentadas para que, depois, seja feita uma avaliação mais apurada, mesmo das palavras mais esquisitas e absurdas. Isso se chama brainstorm.
3 Definido o nome, pesquise, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), se ele já existe como empresa ou produto (depende da finalidade) e se pode ser usado.
4 Com o nome liberado e registrado, é hora de pensar na identidade visual, que representará os valores da empresa. O trabalho começa com o desenvolvimento da logomarca, que envolve cores, formas, símbolos e grafias. Todos esses elementos devem ser harmoniosos, de forma que transmitam a mensagem ou a idéia original.