Caso a pessoa não saiba como fazer o controle de seus gastos, é possível conhecer melhor as suas finanças.Um exemplo é o site www.disop.com.br, que demonstra como fazer seu planejamento financeiro, possibilitando uma visão antecipada das contas a pagar e a receber, bem como quando o saldo está chegando no vermelho.
COMO ARRUMAR SUAS FINANÇAS
1- Realizar orçamento preventivo, no qual deve constar os gastos como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, além das férias.
2 - Fazer um fluxo de caixa, informar em sistema ou planilha eletrônica o que irá pagar e receber nos próximos 12 meses.
3 - Não aplicar o seu dinheiro em um único investimento. Criar uma cesta de investimento (CDI/CDB), previdência privada, seguro capitalizado, etc.
4 - Evitar investimentos arrojados com taxas de juros agressivas, o que pode ser uma armadilha financeira; aplique sempre em papéis e títulos com características moderadas ou seja sem grandes riscos.
5 - Antes de investir, consultar sempre um especialista em finanças, ou gerentes de investimento dos bancos.
6- Negociar e comprar com preço à vista e pagar a prazo.
7 - Planejar a aposentadora por meio de uma autoprevidência, criando hábitos e costumes para investir mensalmente, aplicando 10% do seu ganho mensal.
8 - Não entrar no limite do cheque especial e nem se endividar no cartão de crédito, os juros são muito altos.
9 - Compre somente o necessário, adie seus desejos imediatos, para realização de grandes sonhos no futuro.
10 - O processo de reeducação financeira não é rápido, assim, não desista nos primeiros obstáculos. Persistência e disciplina é o grande segredo do sucesso financeiro.