Empresários que já estabeleceram uma forma de acompanhar o fluxo de caixa podem prosseguir organizando e controlando os fatores fianceiros do seu negócio. A lista abaixo ajuda a aproveitar as vantagens de programas que automatizam o contole dessas tarefas.
1-FAÇA UM LEVANTAMENTO DOS SEUS ATIVOS - Ativo é tudo aquilo que a empresa possui. Controlar a quantidade de equipamentos, mobília, imóveis e outras posses deve ser uma tarefa fácil. Mas para se ter uma idéia real do valor da empresa, também é necessário que o empresário acompanhe as oscilações do valor desses bens. Não é incomum existirem empresas localizadas em imóveis que valem mais que o próprio negócio. Da mesma forma, também será uma boa prática verificar o declínio do valor de bens como computadores e móveis de escritório.
2-DESCUBRA QUAIS SÃO AS SUAS OBRIGAÇÕES - Obrigação é tudo o que você deve, mas suas dívidas nem sempre são óbvias como as cobradas através de um boleto bancário, por exemplo. Impostos sobre a folha de pagamentos são um tipo de obrigação que você pode adiar mensal ou trimestalmente, dependendo do tamanho da empresa. Já os empréstimos são uma obrigação clara, mas, ao pagá-los, é fundamental controlar o quanto foi gasto no montante principal e nos juros.
3-CERTIFIQUE- SE DO CUSTO DE PRODUÇÃO DAQUILO O QUE VOCÊ VENDE - O empresário que estiver comprando um item pronto para revenda precisa conhecer os valores envolvidos no processo. Fica mais complicado quando é preciso calcular todos os aspectos que integram a fabricação de um produto.
4-CALCULE QUANTO CUSTA VENDER - O empresário deve conhecer os valores de tudo que será empregado na sua empresa. Publicidade, marketing, mão-de-obra e estoque, por exemplo. É imprescindível saber quanto custa colocar um produto no mercado, bem como o custo de sua criação.
5 DESCUBRA QUAL É A SUA MARGEM DE LUCRO BRUTO
Este é um ponto básico do negócio, que a maioria dos empreendedores não conhece. O cálculo é feito dividindo-se o total de vendas pelo lucro bruto. Se a margem de lucro bruto permanecer consistente ou apresentar uma tendência de crescimento, é provável que o empresário esteja ajustando os preços adequadamente para refletir as mudanças entre o preço pago e o custo da venda ou produção. A possibilidade de identificar uma margem em declínio permite que se ajustem os preços ou os custos. Na pior hipótese, o lucro bruto e a margem bruta desaparecem totalmente. Neste caso, o empresário será como a pessoa que perdeu dinheiro em todas as vendas, mas imaginou que pudesse compensar no volume. Esse caminho não deve ser seguido.