* Esquecer ou confundir o nome ou o cargo de alguém na hora de apresentá-la a outra pessoa. Na dúvida, pergunte o nome completo.
* Beber em excesso em reuniões de confraternização. Antes de “tomar todas”, lembre-se de que a vida continua na manhã seguinte e você terá que voltar ao trabalho. Beba com moderação e não vá à festa de estômago vazio.
* Falar mal de colegas, ou ficar comentando sobre seus exageros durante uma festa. Se você viu algo que não julgou adequado, esqueça. Procure evitar comentários também no dia seguinte.
* Conversar tocando o interlocutor ou dando tapinhas nos ombros e nas costas. Essa atitude é desagradável até entre os brasileiros. Para europeus ou norte-americanos, é simplesmente imperdoável. Fuja desse comportamento pegajoso. Você não precisa dele para mostrar simpatia.
* Levar convidados a restaurantes que firam seus costumes e tradições. Ao receber uma pessoa na empresa, evite restaurantes típicos se não tiver certeza de que vai agradar. O melhor é se informar antes sobre os hábitos do convidado, dar sugestões e deixar que ele escolha.
* Não saber nada a respeito do país do seu convidado. Se ele for estrangeiro, numa reunião de negócios é sempre bom saber algo sobre seu país de origem ou sobre a cultura local, pois isso soa lisonjeiro.
* Não levar cartão de visitas a uma reunião de negócios. Isso soa deselegante na hora da troca de cartões e não vai convencer ninguém dizendo que esqueceu. Em último caso, diga que seu último acabou na reunião anterior e você não teve tempo de pegar outro.
* Falar ao celular durante uma reunião. Não desligar o aparelho ou não deixá-lo no silencioso é de péssimo tom. Isso faz com o assunto tratado na reunião pareça ter pouca importância.
* Discutir ou resolver, freqüentemente, problemas pessoais no trabalho. No ambiente corporativo evite assuntos pessoais. Também é bom fugir de discussões que envolvam conceitos sobre religião, política ou temas que você não domina.
* Ficar com “brincadeirinhas” durante uma reunião de negócios. Assuntos banais costumam ser de mau gosto durante as reuniões. O melhor é ouvir o outro e sentir o terreno antes de falar sobre amenidades.
* Usar roupas esportivas às sextas-feiras no trabalho. O chamado “casual day” não deve ser confundido com roupas de ginástica ou de prática esportiva, por exemplo. As executivas devem usar roupas discretas, nem curtas, nem justas demais. Decotes, tranparências e calças de cintura baixa devem ser usadas somente em ambientes apropriados.
* Ser inadequado na hora da entrevista de emprego. As mesmas condutas dentro da empresa servem para a hora da entrevista. Quando estiver concorrendo a uma vaga, não flerte com o entrevistador, não minta, não exagere no perfume, não cite o nome de amigos influentes, não discuta problemas pessoais, não deixe o celular ligado, não chegue atrasado nem cedo demais, não fale mal da empresa anterior.