O CORAÇÃO DA LOJA
1 Defina que experiência você quer passar para seus cleintes. O centro de sua loja, o que você quer que os clientes lembrem mais tarde. Quanto mais amplo melhor: alegria, sensação de estar em casa.
2 Seja consistente. É comum fabricantes oferecem displays e decoração própria. Pergunte-se: aquela peça de merchandise combina com a idéia geral da loja? Na dúvida, não coloque.
3 Evite mudar. Decoração, mercadorias, iluminação, tudo pode - e deve ser mudado com freqüência. Mas o âmago, a mensagem de sua loja deve permanecer por um bom tempo, do contrário você confunde seus clientes.
OFEREÇA SEMPRE ALGO NOVO
1 Não permita que seu cliente se “acostume” com a sua loja. Surpreenda-o, seja com uma vitrine nova, seja com uma promoção, seja com um tratamento diferente.
2 Evite ser “mais um”. Mesmo que seja uma data com alguns elementos obrigatório,
como o Natal, seja criativo. Faça algo diferente e não permita que seu cliente passe reto por seu ponto-de-venda.
3 Lembre-se de que mudar a vitrine, religiosamente, a cada dois meses, também é uma rotina a qual o cliente se acostuma. Varie a época de quando mudam as coisas em sua loja.
TREINE, TREINE, TREINE
1 Sua equipe de vendas é responsável por boa parte do rosto de sua loja. Não
permita que ela seja a nota dissonate na emoção. Tenha certeza de que todos conhecem a razão de ser da loja.
2 Seu pessoal deve conhecer não apenas seu produto, mas um pouco de estilo de vida e da proposta por trás de cada item. Um ótimo vendedor varejista sabe qual o estilo de roupa, perfume, equipamentos esportivos mais adequados, o modelo de carro melhor para cada pessoa.
3 Assine revistas do seu setor e coloque-as à disposição da equipe de vendas.
MOTIVE NO DIA-A DIA
1 Mantenha o moral elevado-Procure em jornais, livros e revistas histórias positivas, alegres, de superação e coloque-as a cada dois ou três dias em um local onde a equipe de vendas veja. De vez em quando, distribua bombons para o seu pessoal. Comece cada dia com o pé direito.
2 Determine metas diárias -Elas ajudam todos a se desafiarem e a medir o próprio sucesso. Apenas tome o cuidado para que as metas sejam atingíveis: nem muito fáceis, nem praticamente impossíveis de serem alcançadas.
3 Recompense as vitórias diariamente- Pode ser parabenizando cada pessoa em particular ou fazendo uma pequena comemoração pública.
ENVOLVA
Use os cinco sentidos de seu cliente para emocioná-lo:
1 Visão - Vitrine, displays, iluminação, gôndolas.
2 Audição - A música deixa qualquer loja mais agradável. Combine o estilo dela com o que você vende.
3 Tato - Clientes querem tocar as coisa antes de levar.
4 Olfato - O cheiro de sua loja deve combinar com o que você oferece. Mas não exagere, seja discreto.
5 Paladar - Coloque algumas balas ou chocolates à disposição de seus clientes.