A CARTILHA DA SEGURANÇA - Como escapar ileso da violência urbana de cada dia. Parece algo improvável, diriam os incrédulos, mas uma série crescente de publicações manuais, guias, cartilhas e afins vem surgindo para ensinar regras de “sobrevivência” para quem vive numa cidade perigosa. As instruções valem para situações rotineiras, mas hoje de alto risco, como caminhar na rua, dirigir, para no sinal, estacionar, usar caixas eletrônicos.
INSTRUÇÕES QUE SEGURANÇAS PASSAM A CLIENTES
CAMINHANDO Observe o que acontece ao redor (atenção 360 graus). Mantenha sempre 20 metros de distância de umsupeito e observe as mãos dele (geralmente escondidas nos bolsos)
Se tiver que gritar, não use “ socorro” porque faz as pessoas ao redor recuarem, pois fica claro que há perigo. Grite o nome de alguém, como “Paulo”.
O bandido achará isso incomum e pensará haver mais pessoas com a vítima. Mude de calçada e observe o comportamento do suspeito.Nunca demonstre estar procurando um endereço. Use óculos escuros, ande rápido e no centro da calçada e, se puder, contra o sentido do trânsito (para perceber algum veículo suspeito). Mantenha a bolsa à frente do corpo.
ABASTECENDO NO POSTO Evite ir à noite. Observe, antes de entrar, se há movimentação estranha, como funcionários parados e nervosos. Se desconfiar de algo, não entre.
NO CAIXA ELETRÔNICO Nunca use caixas eletrônicos à noite. Só use caixas em mercados, shoppings e outros locais com segurança e público.
FAZENDO EXERCÍCIO Não use fones de ouvido ou algo que distraia a sua atenção. Mantenha-se distante de carros estacionados, arbustos e áreas mal iluminadas.
ALGUÉM SEGUINDO Se notar algum suspeito, entre numa loja pouco comum ( homens em lojas de lingerie e mulheres em lojas de pesca, por exemplo). Se o suspeito entrar ou ficar do lado de fora, é provável que você esteja sendo seguido.
NAS COMPRAS - Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas. Sacolas de compras devem ser carregadas junto ao corpo e do lado de dentro das calçadas
PEGANDO TÁXI- Use somente os serviços de táxi dos pontos ou cooperativas cadastrados. Grave sempre, ao entrar, o prefixo do táxi.
NO ESTACIONAMENTO o carro não deve conter adesivos que identifiquem onde você mora, trabalha, estuda ou faz ginástica. Nunca fique dentro do carro estacionado. Ao entrar no veículo, dê a partida e só então ponha o cinto.