EVITE FAZER A COISA ERRADA
Os principais equívocos que podem acabar com a independência financeira, segundo especialistas:
1. Errar nas contas
De acordo com os analistas consultados, trata-se de uma questão básica: quem quer viver apenas de rendimentos tem de fazer contas e, principalmente, sujeitar-se à ditadura dos números. Se gastar mais do que o rendimento permite, vai comer seu patrimônio.
2. Investir a maior parte dos recursos num negócio próprio
É péssimo, porque você estará contrariando uma regra de ouro em investimentos e diversificação, feita para diluir os riscos. Nunca concentre todas as suas economias na criação do próprio negócio, por melhor que ele pareça ser. Lembre-se de que cerca de 80% das empresas fecham antes de completarem cinco anos de existência. Por isso, vá devagar com o andor, destinando apenas uma pequena fatia de suas economias ao negócio próprio.
3. Abrir um negócio com parentes
Se já não é fácil conviver com qualquer sócio, imagine se ele ainda for seu parente. Além de administrar as relações familiares, vocês ainda vão partilhar o ambiente de trabalho e lucros, e as dívidas e dores de cabeça comuns a todo tipo de negócio. Se puder evitar, não ponha um parente como sócio.
4. Montar um negócio que não conhece
Não é porque determinada franquia foi um sucesso nas mãos de seu amigo que isso se repetirá com você. É muito importante conhecer o terreno em que se pisa. Informe-se sobre as particularidades do negócio, seus riscos, seu real potencial de retorno, seu público-cliente, seus fornecedores e a dedicação que ele exigirá de você. Quanto mais às cegas agir, menores chances de sucesso você terá.
5. Confundir hobby com negócio própriO
Um hobby serve para dar prazer, mas quase nunca para dar lucro. Por mais que seja um expert no assunto, pense bem antes de transformar seu hobby em negócio, porque esse mercado promissor que você vislumbra talvez exista só na sua cabeça. Outro problema é que, como empreendedor, você pode ser levado a agir mais como consumidor do que como vendedor.
6. Emprestar dinheiro
Quando você acumula um determinado patrimônio e deixa que família e amigos saibam disso está sujeito a receber mais pedidos de ajuda. Você também pode ter a tentação de ser o usuário da família, da rua ou do bairro. Muito cuidado. Emprestar dinheiro exige técnica e conhecimento, sem os quais uma boa quantia do patrimônio pode escorrer pelo ralo da inadimplência. Gerenciar tal tipo de risco é para profissionais. Um sábio dono de botequim afixou o seguinte cartaz( com erro de português) em frente ao estabelecimento. “Promoção da semana: peça 1 fiado e leve 2 não”.