Você nasce sem pedir, morre sem querer. Então trate de aproveitar bem o intervalo. Esqueça a terrível idéia de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Arregace as mangas e faça o seu melhor agora, pois é isso o que verdadeiramente conta.
Cumpra o prometido. Todo medíocre nunca (ou quase nunca) cumpre o que prometeu. Isso gera uma péssima imagem. Não dá pra fazer? Tudo bem, mas nunca prometa cumprir o impossível.
Aprenda a dizer “não”. Super-homem e Mulher-maravilha são personagens que só existem no mundo da ficção.
Vá até o fim. Começou? Termine.Nada de deixar trabalhos mal feitos ou inacabados. Também não é aconselhável colocar terceiros na história e complicar ainda mais o enredo. Aprenda a delegar, a confiar na equipe e a estimular os talentos dentro da empresa. Evite o acúmulo de tarefas e nunca deixe histórias com finais indefinidos.
Almeje a excelência. Medíocres detestam a excelência. Eles costumam rotular os profissionais excelentes como “pessoas certinhas ou extremamente exigentes”. Melhor ser rotulado por fazer bem do que por fazer tudo malfeito. Faça o melhor que pode e não simplesmente o possível. Evite as frases “não sei”, “não posso” e “não consigo”. Elas acabam com qualquer carreira.
Deixe a preguiça de lado.
Eu sei que não é fácil. Tem horas em que dá vontade jogar tudo para o alto. Pense sempre na satisfação do trabalho terminado e bem feito. Lembre-se da admiração dos colegas ou da satisfação de um cliente. Você está cansado? Pare um pouco, faça outra coisa, dê uma volta, pratique exercícios físicos e espere. A inspiração volta.
Evite a omissão. Nada pior do que pessoas que se omitem, fogem das responsabilidades e sempre dão um jeitinho de tirar o corpo fora. Usando uma linguagem futebolística, meu amigo, não fuja das divididas. o confronto ou um contato um pouco mais forte faz parte do jogo das empresas. Tudo é problema de todos, tudo é interdependente. O que estiver ao seu alcançe, faça.
Não tema críticas. Você errou? E daí? Isso faz parte. Não seja tolo de ficar esperando apenas elogios e recompensas, porque eles nem sempre vêm. Os elogios são quase uma raridade, enquanto as críticas são constantes. Sempre vai ter alguém para dizer que a empresa está errada e que não deve caminhar de uma forma ou de outra. Agradar a todos é uma utopia. O diferencial dos vencedores é que eles sabem lidar com as críticas, não se deixam abater ou dão logo a volta por cima. Tente tirar o máximo de proveito das situações indesejadas e aprenda a lidar com os comentários negativos.
Agindo assim, você passa longe de ser confundido com uma pessoa medíocre, daquelas que pouco agregam. Seja o maior exemplo de que vale a pena construir uma imagem de profissionalismo e competência. Sua empresa, a comunidade, os fornecedores e os clientes vão adorar.