Revista O Empresário / Número 101 · Setembro de 2006
Diante do esforço quase que sobre-humano para superar a dependência do álcool, os especialistas dos Alcoólicos Anônimos sugerem que o alcoólatra primeiro reconheça sua situação e organize sua vida para evitar a bebida, um dia de cada vez.
Manter um empreendimento ao longo de anos e décadas exige, acredito, a mesma persistência de saber cuidar dos negócios, um dia de cada vez.
Gerenciar um dia de cada vez é tremendamente difícil. Porque é no dia-a-dia que perdemos, quase sem perceber, o foco dos nossos negócios. As distrações são muitas e surgem, simultaneamente, em vários níveis. E vêm na forma de aparentes estímulos e excitações. Se apresentam para nós como algo imperdível e, até mesmo, inadiável.
Outra dificuldade de tocar os negócios dentro da filosofia de um dia de cada vez é que fica muito difícil explicar para seus parceiros e aliados o seu projeto de longo prazo. O cotidiano de qualquer organização vencedora é uma coisa tremendamente chata.
Você começa o dia atento à motivação de sua equipe, cuidando de um cliente potencial, antecipando-se à necessidade de um aliado. Quando percebe, o dia já foi. Você foi pego no redemoinho e não conseguiu fazer avançar um passo sequer no seu projeto.
Mas ao assumir o estilo de um dia de cada vez, você adotará, sugiro, a disciplina dos Alcoólicos Anônimos. E fará prevalecer sua determinação de avançar em seus sonhos, um dia de cada vez. Aprenderá, com o tempo, a eliminar as distrações, a não cair nas tentações de negócios espetaculares fora de sua área de expertise e a fazer avançar seu ponto de vista.
Manterá, no meio das coisas chatas do dia-a-dia, a proteção de suas pepitas de sabedoria, de fé em você mesmo e nos seus parceiros, até que o sonho distante chegue sorrateiramente à sua vida e você conquiste o que planejou.
Mas, a exemplo dos Alcoólicos Anônimos, se manterá disciplinado. Pois aprenderá em cada dia que terá que cuidar permanentemente de sua empresa se quiser mantê-la entre as vencedoras.