Revista O Empresário / Número 101 · Setembro de 2006
O Cartão BNDES é a principal aposta do banco de desenvolvimento para tirar do banho-maria o financiamento a pequenas e microempresas.
Funcionando como um cartão de crédito convencional, o Cartão BNDES pode ser emitido nas bandeiras Visa e Mastercard. O empresário deverá contar com uma conta bancária na Caixa Econômica Federal, Bradesco ou Banco do Brasil, cabendo ao banco-parceiro a definição do limite de crédito, que poderá chegar a R$ 100 mil em cada um dos bancos. A taxa de juros está atualmente em 1,26% ao mês e o prazo de pagamento é de no máximo 36 meses. O custo de manutenção dos cartões é estabelecido pelos bancos individualmente.
Com o cartão em mão, o empresário poderá investir em máquinas e equipamentos ligados diretamente a sua atividade-fim, escolhendo um ou mais de um dentre os 3,5 mil fornecedores ora cadastrados no BNDES. No site do banco(www.bndes.gov.br), é possível acessar todos os fornecedores cadastrados, bem como realizar simulações de compra, a partir do cardápio de aproximadamente 30 mil produtos disponíveis. “Se o interessado for cliente de um dos bancos parceiros, poderá pedir o Cartão BNDES diretamente via internet, sem precisar ir à agência bancária.