Revista O Empresário / Número 101 · Setembro de 2006
Os jornais impressos são a primeira fonte de informação dos consumidores quando eles tomam a decisão de compra, segundo pesquisa do intituto Ipsos/Marplan. O estudo foi apresentado no 6º Congresso Brasileiro de Jornais, promovido pela Associação Brasileira de Jornais (ANJ), em São Paulo.
A pesquisa mostrou que 55% dos entrevistados consultam jornais e seus encartes durante o processo de decisão de compra; 47% recorrem à televisão e 16% consultam revistas. Para compras futuras, os jornais têm peso ainda maior: 70% dos entrevistados dizem consultá-los antes de optar por marcas e produtos enquanto 60% recorrem à televisão
A pesquisa ouviu 1.060 leitores de jornais diários e outros 700 consumidores que não haviam lido jornais nos três meses anteriores ao levantamento, em onze capitais brasileiras. Ela mostra ainda que os jornais impressos também são a primeira fonte de consulta daqueles que querem se informar sobre a reputação de organizações empresariais ou sobre a qualidade de produtos e serviços (29% dos entrevistados contra 22% que procuram ouvir primeiro amigos e familiares.