Revista O Empresário / Número 101 · Setembro de 2006
1. Faça a avaliação de desempenho dos colaboradores informalmente e sempre, independentemente da avaliação obrigatória. Nessa avaliação, sempre comece engrandecendo os pontos positivos e, quando falar das falhas, coloque-se ao lado do colaborador, dividindo a responsabilidade, de forma a criar o sentimento de parceria dessa relação.
2. Junte-se ao departamento de recursos humanos para inovar os treinamentos e adequá-los ao que sua divisão precisa. Não se esqueça de que o conhecimento é um dos patrimônios mais desejados atualmente.
3. Estude, e aprenda a estimular a equipe a fazê-lo. Profissional em constante desenvolvimento é mais seguro de suas habilidades e trabalha tranqüilo, com capacidade para explorar melhor seu potencial criativo, se não tiver medo do desemprego.
4. Desperte na equipe o desejo de desenvolver uma boa rede de relacionamentos profissional (network)
5. Estimule a comparação contínua de produtos, serviços e práticas empresariais (benchmarking) em busca de melhoras permanentes. É saudável comparar o que se tem e aonde se quer chegar. Isto amplia a visão de mercado e os leva a pensar na empresa em situações distintas.
6.Reúna-se com a equipe fora do ambiente de trabalho, inclusive com suas famílias. Essa integração estimula o sentimento de grupo, alinha objetivos comuns e reforça o comprometimento estabelecido. O próprio horário de almoço pode ser usado para estreitar esse relacionamento.
7. Troque conhecimento com a equipe. Crie rotinas que permitam ensinar os profissionais a desenvolver material de trabalho e aproveite para ouvi-los, todos têm o que aprender.
8. Mantenha seus funcionários bem informados sobre os rumos da empresa e da área em que atuam. Isto faz com que se sintam comprometidos e valorizados.