Revista O Empresário / Número 182 · Setembro de 2013
Você sabia que a expressão "vá plantar batatas" tem uma história que remonta ao século XVI? Utilizada como um sinônimo de ‘"deixe-me em paz", a tão recorrente expressão "vá plantar batatas" é de origem portuguesa e acabou ganhando fama nos séculos seguintes.
Em plena era das grandes navegações e da pesca comercial do bacalhau, a agricultura passou a ser vista com certo desdém pelos portugueses, especialmente a batata, considerada um alimento das classes baixas. No começo da Idade Moderna, o emprego de navegador ou de comerciante de bacalhau era glorificado e bastante respeitado em Portugal.
Já aqueles que plantavam batatas não tinham o mesmo prestígio, sendo considerados menos qualificados que os demais. No século XIX, com a perda do grande domínio luso dos mares e oceanos para outras potências e, consequentemente, com a decadência da navegação portuguesa, a atividade de plantador de batatas continuou em baixa.
Nessa época, a Revolução Industrial se intensificava em Portugal, e o trabalhador das indústrias passou a ser mais valorizado que o plantador de batatas. Assim, atravessando os séculos e os mares, a expressão "vá plantar batatas" chegou até nós.