Revista O Empresário / Número 182 · Setembro de 2013
Entenda o vício em games on-line
Perfil dos pacientes
A maioria dos dependentes de jogos on-line é do sexo masculino e adolescentes ou adulto jovem.
Fatores de risco
Jovens mais impulsivos com dificuldades de convívio social, baixo nível de empatia e pior capacidade de lidar com as emoções têm mais chance de se tornarem dependentes de jogos.
É ou não um vício?
O uso excessivo de internet ou de jogos não é, por si só, uma dependência. O problema é quando prejudica o desempenho escolar, o convívio social e outras atividades. Outro sintoma é a necessidade de cada vez mais horas de jogo para obter prazer. Doenças associadas
O jogo on-line patológico geralmente está ligado à depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e fobia social. O vício não é apenas um sintoma dessas patologias e pode até piorá-las.
Tratamento
É feito com psicoterapia social. Se houver alguma doença psiquiátrica associada, como depressão, o tratamento inclui o uso de medicamentos.
Pós-tratamento
O uso de internet não deve ser totalmente cortado, mas sim moderado. É importante que os pais participem mais da vida do jovem e ofereçam outras atividades que substituam o jogo.
Por que os jogos podem viciar?
1. Sistema de recompensa
Premia o jogador, de alguma forma, quando ele avança para um nível maior de dificuldade. O início também costuma ser fácil para atrair os jogadores.
2. Em equipe
Muitos dos desafios dos jogos são enfrentados em grupo. Com isso, a pessoa se sente responsável pelos colegas e evita sair do jogo para não deixá-los na mão.
3. Interpessoal
Os jogadores se comunicam em tempo real, e essa interação funciona também como uma rede social.