Revista O Empresário / Número 163 · Fevereiro de 2012
1- É fundamental trabalhar a portas fechadas e ter um local isolado dentro de casa. Tenha o seu escritório privado e mantenha distância de crianças, cachorros e empregada. É fácil perder o foco no trabalho ao realizar tarefas diárias.
2 - Mantenha uma rotina diária, seja disciplinado e avise a todas as pessoas que moram em sua casa para não incomodarem durante este período.
3 - A empresa exigirá dos empregados em regime de home office a paixão pelo trabalho. Por isso, faça algo significativo e da melhor maneira possível.
É comum ficar desestimulado quando a rotina é sempre a mesma, principalmente quando a pessoa está isolada.
4 - A chance de trabalhar de casa e ver pouco o chefe ou colegas de trabalho pode diminuir a visibilidade que o profissional possui na empresa. Para isso, permita que seus colegas saibam o que você faz diariamente. Neste caso, o uso de redes sociais, principalmente as internas das empresas, são uma ótima opção.
5 - Faça todos os treinamentos que a empresa oferece. Isso assegura que todos os colaboradores tenham os mesmos conhecimentos. As plataformas de e-learning são poderosas e fundamentais para promover a integração.
6 - As companhias que permitem flexibilidade do home office não estão preocupadas a que horas o funcionário vai fazer a tarefa, mas com a qualidade do trabalho que será entregue. Profissionais que prestam atendimento de suporte TI, por exemplo, principalmente para clientes do exterior, não precisam estar dentro da organização para iniciar o atendimento. O que importa é estar acessível quando o cliente ligar e em um ambiente silencioso.