Revista O Empresário / Número 163 · Fevereiro de 2012
As regras para que as empresas consigam atingir seus objetivos e estimular seus funcionários.
Dose Certa
Na hora de definir as metas, o ideal é fazer uma combinação da previsão de crescimento do PIB com a do próprio setor em que a companhia atua.
Leve em conta um cenário positivo, um moderado e um pessimista e procure se aproximar do segundo para estipular as metas.
Atenção aos Prazos
Em outubro, as projeções para o ano seguinte já começam a ser definidas - e com elas as metas da empresa.
Em janeiro, as metas dos principais funcionários devem ser repassadas para toda a equipe.
Sentido Único
Voltar atrás em relação ao combinado inicialmente, só em casos extremos. Alterar as metas ao longo do ano – para baixo ou para cima – pode desmotivar os envolvidos ou passar a mensagem de que o jogo não é sério.
Ojetivos: Poucos e Importantes
Escolha, no máximo, sete indicadores de avaliação para cada funcionário, mais do que isso pode desviar a atenção do que é, de fato, prioritário.
O ideal é que cada indicador tenha pesos semelhantes.
Ninguém Ganha Sozinho
Misturar metas coletivas ligadas à operação (como melhora de lucro e participação de mercado) às metas individuais (capacidade de inovar e de liderança, por exemplo) é a melhor maneira de avaliar o desempenho de cada executivo e de incentivá-lo a buscar metas comuns.
Conversas Constantes
Envolva os funcionários com diálogos abertos e contínuos sobre planos, metas e desempenho.
É preciso que eles sejam informados sobre os resultados coletivos e individuais já alcançados e sobre como cada um deles pode melhorar.