Revista O Empresário / Número 163 · Fevereiro de 2012
O processo de abertura, fechamento, alteração e legislação de empresas deverá ser totalmente integrado em um único ambiente virtual a partir de 2012. De acordo com a Receita Federal, está prevista para o próximo ano a entrada em funcionamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legislação de Empresas e Negócios (Redesim).
Criada pela Lei 11.598, a Redesim é composta por órgãos federais, estaduais e municipais que estejam direta e indiretamente ligados ao registro de empresas. O empresário que fizer o cadastro na junta comercial, que seria uma das “portas de entrada” à rede, passa a ter acesso a todos os serviços disponíveis em uma página na internet. Embora a rede seja gerida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Receita Federal é parceira no projeto com todos os sistemas informatizados integrados ao meio ambiente do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
As informações serão distribuídas pelos sistemas integrados de forma a permitir que cada órgão receba os dados do interessado, além de formalizar a abertura, regularização , fechamento de uma empresa de forma direta e com a apenas uma comunicação do empresário com a administração pública.