Revista O Empresário / Número 123 · Setembro de 2008
Financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal será mais rápido e menos burocrático a partir de outubro. O banco pretende lançar o “correspondente imobiliário”, que irá permitir ao mutuário fechar o contrato diretamente com a imobiliária, sem precisar passar pelo banco.
O corretor fará a entrevista com o cliente, juntará os documentos e ele não vai precisar ir à agência. Até mesmo o contrato será assinado na própria imobiliária, explicou o gerente regional de negócios da Caixa, Camilo de Lelis Goes.
O prazo para sair o financiamento deve cair de 25 dias (média, hoje, sem uso do FGTS) para 15 dias. Terá o contrato fechado e os documentos prontos em um prazo bem curto. O objetivo do banco é descentralizar o trabalho e, dessa forma, ganhar em agilidade.
O presidente do Creci, José Augusto Viana Neto, resume: “as imobiliárias passam a ser como as lotéricas. O cliente utiliza como se estivesse indo na Caixa”, resume.
Ele irá a Brasília solicitar que a avaliação dos imóveis seja feita também pelos corretores.
A Caixa fechará parcerias para oferecer a opção ao mutuário exclusivamente com as imobiliárias. Para fechar o negócio, os corretores receberão remuneração de 0,5% a 1,5% do contrato.