Revista O Empresário / Número 113 · Outubro de 2007
“Sem saber que era impossível, foi lá e fez.”
Quer ter uma empresa lucrativa, colaboradores, clientes e investidores felizes? Veja abaixo algumas práticas essenciais das empresas que são um sucesso. Os títulos baseiam-se em artigo de Emerson de Almeida.
1) Orientação pela Missão
Tenha a missão de sua empresa como uma causa para seus proprietários e colaboradores. Que todo mundo saiba e viva esta missão. Ah, a sua empresa ainda não tem uma missão? Ainda dá tempo de fazer. Chame todo mundo numa reunião e aceite colaboração. Assim ,todos ficarão comprometidos.
2) Comunidade de Pessoas
Invista nos relacionamentos, com clientes externos e seus próprios colaboradores. Ouça-os, faça reuniões periódicas, busque as motivações de seus clientes e contribua para que elas sejam satisfeitas através de sua empresa.
3) Estratégia diferenciada
A empresa de sucesso se preocupa menos com a concorrência e mais com seus próprios diferenciais. Quais são os diferenciais da sua empresa?
4) Parcerias
Fazer parcerias com outras empresas é fundamental. Reduz custo de operação, de publicidade e ainda dá mais visibilidade. Use e abuse das parcerias mas lembre-se: relação ganha-ganha em parceria é fundamental.
5) Tentar o impossível
Empresas visionárias conseguiram mais porque tentaram o impossível. Aliás, o mundo do sucesso é formando pelo que era impossível. Vide as grandes descobertas da Humanidade.
6) Fazer o melhor
Não fazer de menos, buscar a excelência e oferecer sempre um pouco mais. Fazer o melhor não é exceção, é regra.
7) Educação continuada
Se você acha que sabe tudo o que precisa para gerir sua empresa, está muito enganado. Invista em educação para si e seus colaboradores, continuamente. Só melhora quem pratica mais e aprende sempre. Participe de cursos, seminários, visite feiras e exposições, assine revistas. A informação leva ao conhecimento, que leva ao sucesso.
8) Trabalhando com o cliente
Claro que o cliente não pode jamais ser esquecido. Ele é a razão de ser da empresa. Busque o que seu cliente precisa, investigue, pesquise, informe-se. Ouça seu cliente, acima de tudo. Dê-lhe sempre um pouco mais do que ele poderia esperar.
9) São Extrovertidas
Uma empresa extrovertida reflete o ânimo de seus colabores e administradores, positivamente. É aquela empresa onde você sente alegria em trabalhar, o cliente sente alegria em comprar e a comunidade sente alegria em ter por perto.
10) Administram profissionalmente
Não basta ter uma idéia, uma noção sobre como dirigir uma empresa. A sorte aqui só contribui para quem sabe fazer, no mínimo, as funções básicas da administração: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar.
Agora, reforce as práticas que ainda não conhece, pratique e mãos à obra; comece já a trilhar o caminho do sucesso!