Revista O Empresário / Número 113 · Outubro de 2007
Não é por falta de meios de pagamentos seguros que as micros e pequenas empresas vão deixar de fazer negócios na internet. Desde junho, está em operação o serviço PagSeguro, lançado pelo UOL, um dos maiores portais de conteúdo web do país, que permite a realização de transações seguras na internet, tanto para compradores quanto para vendedores, especialmente das micro e pequenas empresas que se voltam para o comércio eletrônico. Quem compra pode escolher a forma mais adequada de pagamento (cartão de crédito, transferência bancária ou boleto), e quem vende conta com uma solução de pagamentos online, rápida e de baixo custo. Além de tudo, garantida por criptografia avançada de senhas.
Hoje, as formas mais usuais para viabilizar os negócios das micros e pequenas empresas começam a utilizar cartão de crédito, mas o custo ainda é alto ou o parcelamento é feito em no máximo três vezes.
“Com essa solução de pagamento online, nós aumentamos o alcance dos pequenos lojistas”, diz Dortas (Diretor da UOL).
“Ampliamos o número de parcelamentos que a loja consegue oferecer, temos à disposição cartões de crédito, boletos, transferência online e, futuramente, novos meios ou funções que venham a ser desenvolvidas para acesso imediato do lojista”, explica.
Na solução da UOL, o controle do recebimento do pagamento é unificado e os meios de pagamentos dobraram: são aceitos boletos ou transferência eletrônica com Bradesco, Itaú e Unibanco, e cartões Visa, Mastercard, Diners, American Express e Hipercard. A PagSeguro cobra taxa sobre vendas, de 2,9% sobre pagamentos feitos por boleto e de 6,4% nas compras com cartão. Administradoras de cartões de crédito cobram entre 3,5 e 4%.