Revista O Empresário / Número 113 · Outubro de 2007
As pequenas empresas ainda enfrentam dificuldades no campo financeiro que acabam afetando os projetos de parceria com grandes empresas. Não se trata apenas da alta mortalidade dessa firmas - reflexo, em parte, das dificuldades econômicas ( como custo elevado do capital e da burocracia excessiva) enfrentadas pelas companhias.
A questão é que os instrumentos financeiros empresariais, desenvolvidos para esse segmento, embora estejam em evolução, ainda atingem apenas uma minoria. O Brasil vive um momento de transição. Existe um total interesse do mercado em apoiar novos mecanismos de crédito para esse empresário, mas é preciso mudanças no setor.
A criação de um cadastro positivo de crédito, por exemplo, com a definição daqueles que são clientes adimplentes, seria um bom começo. Isso daria maior segurança para financeiras e bancos criarem novas modalidades. Se esse processo já estivesse mais amadurecido, seria mais fácil à pequena companhia obter melhores financiamentos e automatizar processos financeiros básicos. Facilitaria o dia-a-dia dos pequenos e médios empresários, fazendo com que eles pudessem dedicar mais tempo ao próprio negócio, e, com isso, fechar novos contratos.
Uma das modalidades de crédito em crescimento é o Cartão BNDES, que possibilita o fechamento de compras de equipamentos e insumos diretamente no site do banco. Com uma linha de crédito pré-aprovada de R$ 250 mil e taxa de juros de 1% ao mês, a empresa faz a compra e pode pagá-la em até 36 parcelas.