Revista O Empresário / Número 113 · Outubro de 2007
Em janeiro do próximo ano, um novo modelo de receita médica entrará em vigor para ajudar no controle de prescrição de remédios para emagrecer. O receituário do tipo B2 será exclusivo para anorexígenos.
O documento deverá conter a dose exata da substância prescrita, de acordo com quantidades já estabelecidas pela Anvisa. O objetivo é apertar a fiscalização sobre os remédios para emagrecer.
Outra medida que vai ampliar o cerco do governo contra as drogas é a criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.
A partir de novembro, todas as farmácias terão acesso ao sistema, de forma digital. Elas terão de repassar à Anvisa e às Secretarias Estaduais de Saúde um relatório exclusivo sobre receitas B2.
As mudanças visam atingir, principalmente, quem faz utilização indiscriminada de anorexígenos. “Perder alguns quilinhos não é tarefa fácil para ninguém, mas existe uma ilusão de que os medicamentos possam fazer milagres”, diz a farmacêutica de Diadema, Aparecida Haumi Hibaru Inada.
Responsável por uma farmácia, Aparecida afirma que muitas pessoas insistem em comprar sem receita. “Outras tentam prolongar o prazo da prescrição. “Em alguns casos, chegam a rasurar o papel”.