Disciplina é um dos principais pilares para construirmos patrimônio mas, cuidado, podemos concordar com essa realidade e agir de duas formas distintas: apoiarmo-nos nela, como uma muleta, para usá-la como justificativa para não crescer; ou encararmos o desafio de criar novos hábitos que nos aproximem do desejado estado disciplinado. Pense bem: qualquer área que desejamos desenvolver requer níveis de disciplina muito elevados, seja para estudar um tema de forma profunda, seja para frequentar determinados lugares ou mesmo para refletir sobre temas relacionados ao que queremos dominar. Ou seja, disciplina é pré-requisito para ser bem-sucedido.
Três formas de disciplinar-se para investir:
1. Encare os investimentos como despesas
Os especialistas normalmente chamam este item de “Pague-se primeiro”. É simples: parte da receita líquida precisa ser destinada aos investimentos assim que ela cair na conta. Nada de usar o hábito comum da maioria que “investe se sobrar alguma coisa no fim do mês”. Aquele que só investe quando sobra está disciplinado a não investir quando pode. É preciso inverter a equação e investir quando o dinheiro está disponível e disciplinar-se a viver com o que sobrar depois de respeitados os objetivos futuros (alvos do investimento).
2. Automatize seus investimentos
Muita gente reconhece que só consegue adquirir bens e construir patrimônio se tiver algum carnê para pagar.
É aquele caso típico de quem compra carro financiado e considera que a hora de trocar de carro chega quando as parcelas acabam. “Hora de trocar de carro e pegar outro carnê”. Já viu esse tipo por ai?
A boa notícia é que este grupo também pode investir através de boletos e aplicações programadas. Investimentos de longo prazo, como previdência privada, podem ser contratados de forma a tornar o objetivo uma “dívida” (lembre-se do item anterior), bem como fundos e poupança podem ser alvos de investimentos programados pela Internet banking.
3. Crie uma rotina em outra área de interesse
Por fim, há um número grande que reluta em aceitar que a disciplina pode ser aprendida e incorporada como um novo hábito. Estas pessoas insistem em apoiar-se na muleta da desculpa de que “Para mim, não é tão simples colocar a disciplina no dia a dia”.
Use este truque: esqueça a ideia de mudar um hábito antigo e comece algo totalmente novo, em outra área.