Pesquisa sobre atos financeiros mostra que 69% dos brasileiros não poupam. Alguns fatores comportamentais contribuem para afastar o consumidor dos investimentos.
De acordo com a pesquisa, 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso. Economizar e conseguir desconto no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos consultados, que optam pelo parcelamento.
As condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade. A idéia era avaliar os hábitos financeiros de pessoas com mais de 16 anos. As entrevistas foram realizadas no primeiro trimestre de 2013 com mais de 2 mil pessoas em 142 cidades de todos os Estados brasileiros e Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.
O estudo mostrou ainda que o desconhecimento sobre as vantagens de aplicar o dinheiro também explica a falta de interesse em poupar. Mais da metade dos entrevistados - 25% - não sabia (24%) ou não informou corretamente (28%) quanto teria se tivesse investido R$ 100 em uma aplicação financeira que paga juros de 2% ao ano após esse período. Dos 48% que responderam corretamente (R$ 102), a maioria tem curso superior e renda mensal acima de 10 salários mínimos.