AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 03/04/2024

Para quem vende no crediário, a etapa mais importante de todo o processo é a hora de analisar o crédito do consumidor para decidir se aprova (ou não) o financiamento.

É aí que entra a consulta do CPF do cliente!

Com o número do documento em mãos, o crediarista acessa o banco de dados das entidades responsáveis pelos cadastros de proteção ao crédito e verifica se aquele cliente tem alguma restrição.

Trocando em miúdos, ele consegue descobrir se o comprador está negativado no SPC, SCPC ou Serasa por causa de algum débito em aberto no comércio.

Consultar o CPF pode trazer informações fundamentais na hora de avaliar o risco de inadimplência do cliente.

Podemos dizer que é o princípio básico para se fazer um boa análise de crédito no varejo.

Neste artigo eu vou mostrar as vantagens (e as desvantagens) dessa prática e explicar por que você deve consultar o CPF de todos os clientes que queiram comprar no seu crediário.

Mais para o final vou revelar alguns segredos para ir além da consulta e passar a conceder crédito de forma mais eficiente e segura.

Vamos lá?

SUA LOJA NÃO CONSULTA CPF POR MEDO DE PERDER O CLIENTE?
Agindo assim você pode estar perdendo mais do que imagina!

Consultar o CPF do cliente junto aos birôs de crédito é um direito de todo lojista que trabalha com vendas a prazo.

Afinal de contas, é fundamental saber se há algum histórico de inadimplência antes de aprovar uma venda no carnê.

Se você quer ter uma operação realmente segura e lucrativa no crediário próprio, todos os seus clientes devem passar por esse processo a cada nova compra.

Mas tem muita loja por aí que só consulta CPF se o crediarista “desconfiar” do cliente.

E por que isso acontece?

Pelo que ouço dos lojistas com quem tenho conversado, muitos dizem ter “medo” de falar para o cliente que irá checar seu nome no SPC ou fazer uma análise de crédito mais aprofundada.

De fato, alguns clientes podem estranhar quando você começa a consultar o CPF de todos, sem exceção.

Isso ocorre principalmente em lojas que antes não faziam a consulta e passaram a adotar uma política de crédito mais profissional.

Mas isso não deve ser um problema para quem quer evoluir!

Se continuarem com medo de perder clientes, esses lojistas acabarão perdendo é lucratividade no crediário a médio prazo.

CONSULTAR O CLIENTE É UM DIREITO SEU!
Recentemente eu tive uma experiência como cliente de uma loja que estava começando a trabalhar com crediário.

No início do atendimento, percebi que a lojista me falou sobre o crediário da loja em um tom alegre e empolgado.

Contudo, quando decidi fechar a compra, passou a falar com muito receio para explicar que ela “infelizmente” teria que consultar o meu CPF.

Inclusive chegou a gaguejar e me perguntou se poderia analisar o crédito.

Gente! Não é preciso ter tanto receio nessa hora.

O CLIENTE JÁ SABE QUE SERÁ ANALISADO
De maneira geral, o pensamento do cliente funciona assim:

“Se eu tenho intenção de pagar e não devo nada a ninguém, não há problema algum em ser analisado, pois este é um processo comum em qualquer loja que vende no crediário”.

É preciso entender que consultar o CPF do cliente é o mínimo que uma loja deve fazer para garantir a segurança nas vendas a prazo.

Mesmo no caso de clientes tradicionais, é essencial solicitar o CPF para consulta a cada novo carnê aberto.

Por medo de perder vendas e desagradar antigos fregueses, o lojista acaba considerando “bons clientes” qualquer um tenha terminado de pagar um carnê na loja se atrasar uma prestação.

Acontece que a situação financeira das pessoas pode mudar de uma hora para a outra.

E com certeza elas não vão avisar você caso tenham perdido o emprego ou sofrido alguma perda financeira considerável.

Tenha uma coisa em mente: crediário é sinônimo de análise de crédito!

E o seu cliente sabe disso.

A CONSULTA DE CPF É SUFICIENTE PARA REDUZIR O RISCO DE INADIMPLÊNCIA?
É claro que você não vai abrir crediário para quem estiver com o “nome sujo”.

Isso é meio óbvio, não é?

Mas o que dizer daquele cliente que não apresentou restrições na consulta? Você pode confiar 100% na sua capacidade de pagamento?

Estar fora do cadastro de inadimplentes é um bom sinal, sem dúvida, mas só isso não basta para garantir uma venda de baixo risco.

Existem outros recursos e tecnologias que podem complementar essa informação e agregar muito mais segurança para o seu crediário.

Portanto, fique atento!

Limitar a análise de crédito apenas à consulta de CPF pode não ser o bastante para controlar a inadimplência na sua loja.

Não perca a oportunidade de fidelizar mais clientes e aumentar a lucratividade.


Por: Meu Crediário (com adaptações)


Entre com contato conosco, ou solicite uma visita.

VENHA SER NOSSO ASSOCIADO, VENHA PARA AECAMBUÍ
Contato: (35) 3431-2772
E-mail: aecambuicdl@gmail.com
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide