AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 27/07/2022

A principal função de um negócio é vender seus produtos ou serviços. Porém, muitos empresários, principalmente de micros e pequenas empresas, acabam direcionando tantos esforços nessa tarefa que acabam se esquecendo de outros pontos. A organização financeira também é indispensável. Ela é uma ferramenta de controle que age diretamente no processo de tomada de decisões.
Sem planejamento, muitos negócios acabam perdendo controle de caixa e gerando problemas nas quantias a receber e a pagar. Além disso, torna-se impossível saber se os valores estão em dia e se o saldo está correto. Esse cenário pode causar o encerramento precoce de milhares de empresas. Portanto, é fundamental elaborar um planejamento que inclua objetivos, estratégias e projeções.
Apesar de cada negócio possuir a sua forma própria de organização, algumas dicas são sempre bem-vindas. Diante disso, preparamos um material exclusivo com dez dicas de organização financeira para micros e pequenas empresas. Então, continue a leitura e conheça:

1- Realize um planejamento financeiro
Para que você não se perca no meio da trajetória, estabeleça um planejamento orçamentário, definindo objetivos, estratégias e projeções.

2- Acompanhe o fluxo de caixa
É imprescindível acompanhar as entradas e saídas de capital. Dessa forma, você terá uma visão ampla do negócio, medindo ganhos e prejuízos.

3- Separe contas pessoais e empresariais
Se você tiver contas pessoais e empresariais juntas, dificilmente alcançará lucratividade e será constantemente dependente de recursos da vida pessoal.

4- Administre o capital de giro
O capital de giro deve cobrir compromissos imediatos de curto prazo e ser capaz de atender situações inesperadas.

5- Não deixe pequenas despesas em segundo plano
Coloque as despesas menores com o mesmo grau de importância das maiores. Todas são partes fundamentais para se manter o negócio em dia.

6- Tenha reservas e economias
Ter um reserva na conta empresarial é necessário em situações inesperadas para o futuro, pois a incerteza ronda os ambientes econômicos.

7- Corte gastos desnecessários
Defina prioridades, de acordo com o orçamento planejado, e destine o capital no que é imprescindível para o seu negócio. Além disso, faça ações periódicas para ajustar os gastos.

8- Conheça as condições de empréstimo
Caso precise de empréstimo para a sua empresa, saiba como essa modalidade funciona. Pesquise as condições das instituições financeiras para escolher a melhor opção. Se você tiver dívidas, considere renegociá-las para evitar mais juros.

9- Desfrute da tecnologia
Com a ajuda de ferramentas de gestão e softwares, você pode economizar tempo, organizar e gerenciar o fluxo de caixa, controlar estoques e acompanhar saldos.

10- Considere a ajuda externa
Há vertentes financeiras que demandam conhecimentos exclusivos e atenção especial. Portanto, não hesite em pedir ajuda e consultar um especialista.
Conhecer mais sobre organização financeira para micros e pequenas empresas permite que você promova mudanças significativas nos negócios, atinja resultados mais satisfatórios e seja mais assertivos na tomada de decisões.

Por: Fecomércio



AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide