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Publicado em: 17/06/2022

Para incrementar as vendas durante esses tempos de retração econômica, as lojas vêm buscando inúmeras soluções e oferecendo melhorias para atrair um maior número de clientes.

Uma destas soluções é adotar o crediário próprio, modalidade de pagamento que favorece o relacionamento com os clientes e também sua fidelização.
Oferecer a opção do crediário próprio permite ao varejista criar um diferencial, suplantando a concorrência e gerando um clima de maior confiança com seus clientes.
Esse diferencial pode ser a melhor alternativa para aumentar as vendas, uma vez que o lojista normalmente percebe duas situações distintas quando busca clientes:

• A captação de novos clientes pode custar até cinco vezes mais do que a manutenção de uma carteira já conquistada;

• Os clientes fidelizados, que fazem compras de forma recorrente, são os que mais geram receita para a loja.

Diante dessa constatação, o lojista deve buscar oferecer não apenas produtos de qualidade, mas sim criar demanda induzida para o seu negócio.
Ou seja: gerar um fluxo de clientes que compram de forma recorrente.
E o crediário próprio é a ferramenta perfeita para gerar essa situação.
Com o crediário próprio não há necessidade de forçar uma venda, mas sim convencer o cliente de que esta é a melhor maneira de adquirir aquilo que precisa. É importante deixar claro para o consumidor que você está oferecendo uma opção a mais para que ele possa realizar seus desejos ou satisfazer uma necessidade pessoal ou familiar.

A importância do crediário próprio para o faturamento
Um lojista que trabalha com crediário próprio percebe que, quanto maior é o seu faturamento, mais importante torna-se o crediário.
Atualmente, não são apenas os lojistas de pequeno porte que vendem a prazo.
As grandes redes também estão oferecendo meios de vender de forma parcelada.
Uma loja consegue conquistar clientes oferecendo excelentes ofertas e facilidades, mas é preciso perceber o momento certo de aplicar novas estratégias.
Diante da retração nas vendas, percebe-se facilmente que a maior parte dos clientes só pode comprar e atender suas necessidades se houver a oferta de crediário próprio.

Um período de retração nas vendas pode ser o momento certo para que o lojista de visão quebre alguns tabus, como o receio de perder dinheiro com inadimplência ao trabalhar com crediário, por exemplo.
Vale um velho ditado: se está na chuva, é para se molhar!
Contudo, embora possa haver justificativas para o receio de implantar um crediário próprio, o lojista de menor porte também deve oferecer essa alternativa, principalmente em razão da proximidade que mantém com o consumidor.
O crediário próprio é mais uma forma de estreitar o relacionamento com os clientes, além de oferecer uma alternativa a mais para o pagamento das compras.
Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a aplicar essa estratégia em sua loja!
Basta dar atenção a alguns pontos básicos:

1.   Fazer análise de crédito do cliente
Simples e prática de ser feita, a análise de crédito vai dar ao lojista mais segurança na hora de vender pelo crediário próprio. Por isso aqui na AECambuí você encontra mais segurança ao realizara suas vendas.
Basta filiar-se que você terá acesso aos nossos serviços como: consulta de pessoa física, pessoa jurídica, ou seja, passar a consultar seus clientes antes de aprovar cada venda. Dessa forma, ao negativar algum nome no SCPC – AECambuí, sua loja estará também contribuindo para manter o controle sobre a inadimplência.

2.   Manter um cadastro atualizado do cliente
Um sistema de gestão permite manter o cadastro atualizado de todos os clientes que já compraram na loja, inclusive com o histórico de compras e pagamentos. Usando as informações do cadastro, o lojista tem como trabalhar melhor com o crediário próprio, oferecendo, inclusive, limite ampliado para clientes mais fieis e garantindo maior volume de vendas.

3.   Criar meios para trabalhar com a inadimplência
A tecnologia de um sistema de gestão permite reduzir a inadimplência no crediário próprio, enviando boletos através de e-mails ou automatizando uma mensagem de agradecimento quando o sistema acusar o pagamento. Quando houver qualquer atraso, o sistema auxilia o contato com o cliente para negociar.

4.   Oferecer facilidades no crediário próprio
Algumas facilidades podem ser oferecidas no crediário próprio para que a rentabilidade da loja não seja comprometida. É possível, por exemplo, estipular limites diferentes para parcelar determinados valores, oferecendo mais parcelas para valores maiores.

5.   Implantar um plano de cobrança
O crediário próprio, inevitavelmente, vai gerar inadimplência ou atrasos em pagamentos. Mas essa situação pode ser administrada com a implantação de um bom sistema de cobrança. Ao mesmo tempo em que precisa cobrar, o lojista precisa ter cuidado para não perder o cliente no processo.
Assim, uma simples mensagem para convidar o cliente para renegociar pode ser um primeiro passo. Se não houver resposta, o contato deve ser feito por telefone. Se mesmo assim não tiver sucesso, a loja deve enviar um cobrador ao endereço do cliente. Como última solução, deve se buscar uma parceria com alguma empresa de recuperação de crédito.

Crediário próprio para retenção de clientes
O crediário próprio é a melhor solução para aumentar as vendas.
Com ele o lojista pode aplicar estratégias mais assertivas para retenção e fidelização dos clientes.
Conceder descontos para clientes que fizerem o pagamento na própria loja, por exemplo, é uma excelente alternativa para fazê-los retornar, aumentando as chances de vender mais.
Usar o crediário próprio como forma de atrair e fidelizar clientes faz com que o consumidor confie no seu estabelecimento e se sinta melhor com a confiança nele depositada.

Por: Meu Crediário
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Agência WebSide