Listamos as principais características e competências necessárias para ter sucesso no negócio
O conceito de Empreendedorismo está diretamente relacionado à inovação e visão de novas oportunidades de negócios. De acordo com dados do levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (2020), a vontade de empreender aparece como o segundo maior desejo do brasileiro, atrás apenas de viajar. A pesquisa ainda apontou que 50 milhões de brasileiros pretendem abrir um negócio nos próximos três anos.
Essa iniciativa requer noções sobre Empreendedorismo, para enxergar uma oportunidade pouco explorada no mercado e, principalmente, conhecer a área que se pretende atuar. Além disso, há uma série de outras características e competências presentes no perfil dos grandes empreendedores que podem ajudar os iniciantes a prosperarem. Pensando nisso, listamos as principais habilidades de um empreendedor de sucesso. Confira!
1 – Espírito de liderança
Um bom empreendedor precisa ser também um bom líder. No entanto, é importante destacar que liderar não é apenas comandar. O espírito de liderança está associado à capacidade de engajar a equipe em busca de um objetivo, cobrar resultados de forma produtiva, estimular o crescimento pessoal de seus colaboradores e motivá-los a se envolverem com o trabalho. Por isso, não há dúvidas de que essa habilidade é essencial para quem deseja abrir um negócio.
2 – Ter boa comunicação
Saber se comunicar de forma clara e assertiva faz diferença em diversas etapas da trajetória empreendedora, seja para ajudar na resolução de conflitos, conversar com seu público-alvo ou direcionar a equipe para a execução de tarefas. Para que o processo de comunicação seja eficiente e benéfica para todas as partes, é importante também saber (e estar disposto) a ouvir diferentes pontos de vista.
3 – Estar em constante processo de aprendizagem
O mercado de trabalho está em constante transformação. Dessa forma, um empreendedor de sucesso deve estar sempre atualizando os seus conhecimentos, participando de cursos, seminários e workshops de aperfeiçoamento na sua área de negócio para não se tornar obsoleto. Afinal, se manter informado sobre as evoluções e mudanças do setor favorece o processo de expansão e consolidação da empresa.