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Publicado em: 27/05/2022


As técnicas base de custeio surgiram em uma época crítica para o capitalismo, a Revolução industrial. Ao longo das décadas, essas estratégias foram desenvolvidas e atualmente, além de uma ferramenta, é uma metodologia fundamental para a análise sobre a situação financeira da empresa, o que auxilia a administração e gerenciamento dela.
O custeio é um método de analisar o custo de cada produto ou serviço prestado, de modo a envolver os custos e despesas envolvidas durante todo o processo, e assim dividi-los de forma proporcional e chegar ao valor mais próximo de produção.

Para dar início a esse processo, é necessário a observação ou desenvolvimento de um banco de dados contendo variáveis como, custos, despesas e margem de lucro, em que podemos conseguir informações suficientes.
Com o conhecimento que passaremos ao longo desse texto e as informações previamente reunidas, você poderá ter uma outra visão de seu negócio, essa que permitirá amenizar perdas e consequentemente gerar um lucro maior para sua empresa.
Para ter uma compreensão completa sobre custeio, são essenciais os entendimentos de alguns conceitos.

Despesas
Remete aos gastos na administração da empresa, que não agregam diretamente na geração dos produtos e afins. Por exemplo: marketing, impostos e aluguéis.

Custos
Remete aos gastos necessários para produzir e entregar um produto ou serviço. Por exemplo: matéria-prima, energia, mão de obra e equipamento.

• Custos diretos e indiretos
Custos diretos são imediatamente relacionados ao valor final do produto, assim, tudo que envolve a manufatura entra nesse cálculo. Quanto ao custo indireto, ele diz respeito aos gastos em manutenção, controle de qualidade, seguros e afins.

• Custos fixos e variáveis
São classificadas como regulares, porém os fixos não alteram ao longo dos meses por não terem fatores de oscilação, já os variáveis oscilam por englobarem aspectos que não estão totalmente no controle, como a variação de preço da energia consumida pela fábrica, essa, que é definida por fatores externos.
Esses dois conceitos estão diretamente envolvidos com o próximo tema.

O que é custeio e quais os seus métodos?
O custeio é uma metodologia muito importante para o controle financeiro da empresa, tendo em vista que ele fornece uma base para a precificação de seu negócio, e consequentemente muito importante para determinar sua lucratividade. Porém, para isso ocorrer é necessário a análise dos gastos industriais para cada produto. Existem diversos métodos para as divisões de como esses custos afetam a produção de cada item, então introduziremos algumas das técnicas mais importantes para a contabilidade da empresa.

Custeio Variável
Utilizado e conhecido pela indústria e comércio, tem como um dos principais objetivos a simplicidade e objetividade. Em tal método, são utilizados exclusivamente os custos variáveis, diretos e indiretos. Por consequência, tomando como base a separação dos custos variáveis e fixos na margem de contribuição, de modo a proporcionar referências suficientes para tomadas de decisões. Ele é utilizado mais para uma análise gerencial da empresa tendo em vista que não é aceito fiscalmente.

As vantagens do custeio variável são que os custos dos produtos são mensuráveis objetivamente e não sofrem interferências, o lucro alcançado não muda com as alterações de estoque, e consequentemente possibilita maior clareza no planejamento desse ganho. Também é vantajosa devido à uma apresentação rápida das margens de contribuições de cada produto, que é a diferença do preço de venda e o custo do produto, tornando possível observar quais produtos são mais rentáveis.

As desvantagens podem ser evidenciadas quando tomamos como base um maior período de tempo. Ao não se considerar os custos fixos, podemos ter variações nos resultados, assim sendo útil apenas para tomadas de decisões a curto prazo, o que pode prejudicar a contabilidade da empresa em uma maior janela de tempo.

Custeio por absorção
Esse método se baseia, principalmente, na diferenciação entre custos e despesas, em que somente os desembolsos referentes às vendas devem ser alocados nos custos dos produtos vendidos. Todas as demais despesas devem ficar de fora do acordo e isso demonstra o intuito de subtrair os custos de fabricação do custo de venda.

Um ponto muito importante para destaque é que o custeio por absorção é o único aceito para fins fiscais e de contabilidade.
Algumas das principais vantagens do custeio por absorção é o baixo valor para sua implantação, pois não é necessário a separação dos custos, assim obtendo informações precisas para o planejamento a longo prazo e para a demonstração de resultados para uso externo. As desvantagens são que pela falta do custeio variável, as facilidades que o acompanham como a rápida geração de informação para a administração da empresa entre outras são perdidas.

Custeio ABC
Esse preceito foi criado para suprir as formas tradicionais que já não eram mais suficientes para lidar com as questões de estratégia, gestão e análise do grande fluxo de informações de um negócio. Esse último, ainda apresentou duas novas variáveis em ascensão: Custos indiretos e diversidade de produtos e ações.
Essas variáveis podem ser mensuradas com uma maior exatidão através desse método, isso sendo feito a partir de uma análise das despesas, custos e depreciação das atividades.

Rastreando e relacionando esses três itens, conseguimos averiguar o consumo de recursos, possibilitando uma melhor divisão dos custos indiretos, assim, trazendo resultados mais precisos e amenizando as distorções causadas pelas duas variáveis em crescimento.
As vantagens de executar essa metodologia são que os produtos e serviços com maior consumo de recursos são identificados, individualizados simultaneamente a seus gastos, além de necessitar de uma constante revisão que manterá o custeio atualizado. Em paralelo, as desvantagens englobam a complexidade e seu uso não poder ser atribuído pela legislação societária e fiscal.

Vantagens da aplicação do Custeio
Dentre algumas vantagens que podemos citar, é a definição do custo de cada produto ou serviço prestado, nos permitindo identificar se o negócio estava sendo ou não lucrativo para o dono da empresa, e também eliminar possíveis processos que não são necessários para a produção, reduzindo o seu custo. Outro ponto a se destacar é a definição mais assertiva da margem de lucro para cada produto, assim possibilitando maior lucratividade e rentabilidade para a empresa.

Por: JR Fei
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide