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Publicado em: 12/01/2022

Com o seu inventário de estoque em mãos e os números atualizados, se prepare para o plano de vendas de promoção de verão. Assim, o primeiro ponto é definir os produtos que vão entrar na campanha.

Atente-se ao que é sazonal para o seu segmento de varejo. Além disso, analise os produtos remanescentes do fim de ano e que podem entrar na queima de estoque. É aliar oportunidade com necessidade.
O segundo passo é definir a forma como será a promoção de verão da sua loja. Já tem um prazo definido? É bom estabelecer claramente no plano e deixar essa definição bem delimitada para os clientes.
Por fim, é partir para a divulgação e para as vendas. Mas vamos por parte…

Uma campanha vive de uma boa estratégia
Para que a promoção de verão seja feita de forma correta, você precisa desenvolver uma boa estratégia para as vendas. Só assim será possível aplicar os descontos para a campanha sem acarretar prejuízos no orçamento.
Assim, coloque no seu planejamento estratégico e as metas principais para a queima de estoque. Responda neste plano qual o seu objetivo com a liquidação, como você vai atrair o cliente para a loja, quais promoções fazer e os detalhes quanto à divulgação.
Coloque todos esses dados em uma planilha detalhada com as suas estratégias. Não se esqueça da projeção de vendas, que precisa ser definida antes de colocar em prática a campanha de promoção de verão.

Mesmo com a ação no ar, não descarte a sua planilha. Depois você deverá fazer o devido controle das vendas para saber o quanto lucrou e os produtos e categorias mais vendidos na sua campanha de verão.
Esses dados são eficientes para comparar com as próximas ações promocionais. Inclusive com a sua promoção de verão futura.

Como será a divulgação?
Os clientes precisam estar por dentro das vantagens e isso só vai acontecer com uma boa divulgação. A promoção de verão precisa estar em destaque no ambiente virtual da loja e também no ponto de venda.

Aposte em peças publicitárias que sejam atrativas para os seus clientes. Para isso, você vai precisar delimitar e apostar em algumas estratégias de marketing, como:

• Escolha o público-alvo: defina para quais clientes será direcionada a promoção de verão. Essa definição é importante para você também delimitar as ações de divulgação nas redes sociais.
• Invista em visual: o apelo visual é importante demais para atrair o cliente para a sua loja. Decore a fachada, vitrine, hall de entrada e o armazém para mostrar para o cliente que ali ele vai comprar com bons descontos.
• Invista em redes sociais: personalize o feed das redes sociais, faça stories divulgando produtos e promoções e deixe os perfis da sua loja bem atrativos para o público. Se possível, invista em mídia paga para chegar a mais clientes. Faça boas fotos e aposte nos vídeos. Outra ideia é fazer lives de venda com os itens da promoção de verão. Ah! E não se esqueça de estar presente no WhatsApp.

Na hora de montar a sua própria campanha, inove. Atraia o cliente com ações que ele ainda não tenha visto na sua loja.
Assim, além dos tradicionais descontos para produtos sazonais ou nas tradicionais liquidações de janeiro, aposte em campanhas com sorteios, cupons de desconto e dê aquela fortalecida no programa de fidelidade da sua loja.

Além disso, a campanha da entrega ou frete grátis também é uma boa opção para encher os olhos do consumidor nesta época do ano.
Seguindo essas dicas, sem dúvidas as suas ações serão um grande sucesso!

Por: Universidade Martins do Varejo – UMV.

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