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Publicado em: 22/12/2021

Com o fim de ano próximo, as expectativas para as festas e férias só aumentam! Para o empreendedor, este é o melhor momento do ano para vender e conquistar novos clientes.
A expectativa é que as vendas de Natal de 2021 movimentem R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ou seja, as expectativas para um comércio bastante movimento no final de 2021 são altíssimas.
Enquanto seus clientes fazem a lista de compra do Natal, você já organizou sua?
Vamos organizar as vendas de Natal por aí?

Quer saber o que fazer para vender mais no Natal? Conte conosco para encontrar as melhores estratégias e finalizar o ano com chave de ouro. Bora para a leitura?

Prepare-se para as vendas de fim de ano
Após uma Black Friday de sucesso, onde muitas vendas foram feitas, ou até mesmo após um período não tão bem-sucedido assim, as vendas de Natal representam um grande marco para qualquer negócio.

Essa é a chance de vender ainda mais, identificar tendências de mercado e acabar com qualquer estoque restante da Black Friday.
As vendas de Natal são um momento forte de consumo. As pessoas buscam presentes e também experiências. Para você aproveitar ao máximo esse período de festas, trouxemos algumas dicas certeiras.

7 dicas para aproveitar as vendas de Natal
Chegou a hora de aplicar tudo o que você aprendeu como empreendedor durante o ano. O melhor momento para o seu negócio chegou!
Coloque suas habilidades em jogo e invista em seu empreendimento para aumentar o volume de vendas de Natal.
Abaixo, confira algumas orientações para quem tem um negócio próprio e quer lucrar muito com o fim de ano:
• Faça uma análise de crescimento
• Entre no clima natalino com a decoração
• Seja o primeiro a criar promoções
• Esteja preparado para a alta demanda
• Pensa na experiência do seu cliente
• Ofereça diversas opções de pagamentos
• Aproveite o período de pós festa para continuar vendendo

Faça uma análise de crescimento
Uma análise de crescimento serve para aplicar as melhores estratégias e garantir o sucesso do seu negócio nas vendas de Natal e Ano Novo.
Para fazer uma análise de crescimento, tome decisões baseadas nas seguintes questões:
Como foi o volume de vendas dos últimos 3 meses?

Entender o volume de vendas irá te ajudar a definir o quanto estoque você irá precisar, quais os equipamentos necessários, se será necessário contratar um funcionário durante esse período.
Se este não for o seu primeiro ano trabalhando com vendas de fim de ano, use também o ano passado para comparação.

Como foi a aceitação de preço do seu cliente?
Vale a pena investir em preços mais baixos para ganhar em volume de vendas? O preço está competitivo e de acordo com a qualidade de seu produto ou serviço? Conhecer bem o seu cliente é essencial para tomar qualquer decisão.
Faltaram ou sobraram produtos? Existe alguma demanda que você não conseguiu cumprir?

Produtos e experiências temáticas podem ser interessantes para as vendas de Natal e Ano Novo.
Pense em quais são as novidades que todo mundo quer ganhar de Natal. Pesquise tendências de mercado e descubra o que não pode faltar no seu estoque para o fim de ano.

Entre no clima natalino com a decoração
Quem não ama uma decoração de Natal?
Criar um ambiente temático chamará a atenção de seus clientes. Você
E não precisa ser só na tradicional árvore de Natal, você pode invista em decoração e luzes de Natal e Ano Novo – o investimento é menor.
Se você fizer uma boa pesquisa, é possível encontrar pisca pisca de Natal a partir de R$ 4,99. Das versões mais tradicionais até modelos com formato de Papai Noel.

Seja o primeiro a criar promoções
Uma das formas de se destacar da concorrência nessa época do ano é antecipando as suas promoções. Para que você tenha sucesso nessa dica, você precisa estudar e fazer uma análise da concorrência. É mais simples do que parece!
Além disso, capriche em promoções mais criativas e interessantes. Se inspirar em outras pequenas empresas pode te ajudar.
Veja como fazer uma promoção com exemplos reais para você se inspirar

Esteja preparado para uma alta demanda
Por enquanto, o MEI pode contratar um funcionário. Você já faz uso desse benefício?
Durante as festas de final de ano, a demanda tende a ser maior – e como vimos no início desse conteúdo, as expectativas de vendas estão altíssimas!
Por isso, veja qual é a melhor forma de você e sua empresa se prepararem para a alta demanda.
A dica aqui é pensar tanto no atendimento presencial da sua loja quanto nas redes sociais. Afinal, muitos clientes usam essas ferramentas para tirarem suas dúvidas. Aproveite e veja como responder seus clientes nas redes sociais.

Veja também a necessidade de fazer parceria entre empresas MEI.
Para as vendas de Natal, avalie a possibilidade de realizar parcerias com prestadores de serviço para trabalhos temporários no fim de ano.
Os comerciantes, por exemplo, podem buscar nos prestadores de serviço MEI: Instalação de luz e vitrines, costureiras que trabalham com uniformes personalizados, serviços de segurança, estratégia para redes sociais, entre outros.

Pense na experiência do seu cliente
Se coloque no lugar de seu cliente e use todas as suas habilidades para oferecer uma experiência acima da média.
Durante as vendas de Natal, o cliente quer presentear amigos e familiares, mas não tem tempo a perder. Por isso, capriche no atendimento ao cliente e ofereça todo suporte de qualidade.

Um atendimento diferenciado e carismático tornará a experiência do cliente ainda melhor, além de fazer seu estabelecimento se destacar entre os outros.
Lembre-se que essa também é uma oportunidade para fidelizar seus clientes,
Confira algumas dicas abaixo:

• Saiba sugerir os melhores presentes e auxilie seu cliente a economizar tempo
• Veja a possibilidade de estender o horário de funcionamento e oferecer atendimento fora do horário comercial
• Garanta que seu cliente tenha a assistência necessária
• Oferecer brindes nas compras maiores é um ótimo exemplo que pode transformar a experiência do cliente.

Ofereça diversas opções de pagamentos
Ninguém quer correr o risco de perder uma venda por conta dos meios de pagamento, não é mesmo?
Segundo pesquisas, os meios de pagamento engessados impedem 80% das pessoas de fecharem compras online.
Além disso, você pode ter problema com filas – elas podem assustar os clientes.

Aproveite o período pós festas para continuar vendendo
Durante a preparação do seu negócio para as vendas de Natal, tome cuidado com o excesso de estoque de produtos temáticos de Natal. Fora o estoque temático, fique tranquilo.
Se você terminou as vendas de Natal com estoque zerado ou até falta de equipamentos para seus serviços, considere seu fim de ano como um sucesso!
Caso tenha sobrado muito estoque, não desanime. O mês de Janeiro está próximo, uma época perfeita para liquidações.



Por: Meifácil
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide