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Publicado em: 22/11/2021

Você não aceita ouvir críticas sobre a sua empresa. Fica fechado no seu mundo, centraliza todas as decisões. Não muda nada, nem corre riscos. Atenção: é bem provável que seu empreendimento fracasse

Vamos encarar os fatos: você já parou para pensar se o seu negócio vai mesmo dar certo? Eu gostaria de poder dizer que tudo vai ficar bem, mas não posso. A maioria dos negócios nascentes não vinga. Então, confira os sinais a seguir e procure evitá-los.

1. Você não tem lucro
Ganhar um milhão por mês é inútil se você gasta 100 milhões. Isso significa perder 99 milhões todos os meses. Negócios de sucesso têm lucro. E, ainda que você possa não tê-lo agora, precisa caminhar nessa direção. A maioria dos negócios vai à falência nos primeiros cinco anos porque não consegue ser rentável.

2. Você não tem conversado com clientes em potencial
Você acha que o seu negócio é bacana? Não importa o que você pensa! O que conta é o que os clientes pensam, porque são eles que lhe dão dinheiro. Se você ainda não conversou com um cliente, levante da cadeira e faça isso. E, o mais importante: não fale com um só, mas com vários.

3. Você não ama o que faz
Se você ama o seu negócio, provavelmente passa mais tempo nele. E, se você passa mais tempo nele, tem mais chance de obter sucesso. Quando você tem um negócio só por dinheiro, há uma chance maior de que ficará cansado e não irá se esforçar tanto. Trabalhar 40 horas por semana não é o suficiente quando você é dono da empresa. Na média, empreendedores trabalham 61,1 horas por semana.

4. Você não aceita críticas
Quando um amigo ou um familiar faz uma crítica sobre sua empresa, você não deve ficar bravo.Ouça e tente entender o que eles estão dizendo. Isso não significa que tem de fazer tudo o que eles sugerem, mas você precisa ao menos ouvir. Um dia eles podem dar a dica que irá mudar o seu negócio.

5. Você não se importa com os seus clientes
Atendimento ao cliente é algo que pode levar a empresa à glória ou ao fracasso. Se você não se importar com seus fregueses, eles não comprarão de você novamente. Lembre-se de que é normalmente mais fácil reter clientes atuais do que atrair novos.

PAIXÃO...
Quem monta um negócio só pelo dinheiro acaba não aguentando a difícil jornada empreendedora
6. As pessoas não falam sobre sua empresa
O marketing boca a boca é a melhor maneira de fazer o negócio crescer. Se ninguém fala sobre a empresa, você não está fazendo um bom trabalho. Publicidade e marketing pagos são ótimos, mas a indicação é o que realmente faz o negócio crescer.

7. Você não é ágil o suficiente
As exigências dos clientes mudam com o tempo, e você precisa se adequar a elas. Se não for ágil, não será capaz de se adaptar rápido o bastante, o que significa que os fregueses vão acabar procurando o concorrente.

8. Você não é econômico
A falta de capital é a razão número um para a falência. É por isso que você tem de poupar. Faça o necessário para guardar dinheiro — desde que isso não custe mais do que o valor que você está guardando. Além disso, no mundo dos negócios sempre há altos e baixos. Se você não poupar enquanto estiver ganhando, não terá nenhum dinheiro para passar pelos tempos difíceis.

9. Você não sabe quando gastar dinheiro
É bom ser econômico, mas às vezes você precisa gastar dinheiro para poder ganhá-lo. Por exemplo: pagar bem para profissionais talentosos é muito mais inteligente do que pagar pouco por empregados medíocres. Estes poderão fazer você perder milhões se tomarem as decisões erradas.

10. Você não tem um bom advogado
Advogados valem todos os centavos que custam. Um bom advogado pode salvá-lo de um processo ou protegê-lo quando um cliente se recusa a pagar. Nunca economize nessas despesas e verifique se está trabalhando com um bom escritório de advocacia. Se não puder pagar as taxas, negocie com o advogado ou crie um plano de pagamento.

.E RAZÃO
Poupe para os tempos difíceis, aprenda com os erros e se concentre em uma estratégia
11. Você odeia delegar
Se você tenta fazer tudo, limita o potencial do seu negócio. As ações nunca serão desempenhadas rapidamente se você não confiar na sua equipe para ajudá-lo. Além disso, não importa a sua inteligência: você não é expert em tudo. Então pode delegar tarefas para pessoas que as fazem melhor do que você.

12. Você sempre comete os mesmos erros
Não há nada de errado em errar. Você só não pode cometer os mesmos erros sempre. Se você aprende com seus tropeços, vai poupar dinheiro e tempo. Atente também para os erros dos outros — e tente evitá-los.

13. Você odeia arriscar
Ser conservador funciona, mas não sempre. Trocar o modelo de negócios, despedir um departamento inteiro ou mesmo mudar de ponto comercial são só algumas das decisões arriscadas que você pode precisar tomar. É muito difícil prever quais serão os riscos, mas, quando a hora chegar, você precisará ter disposição para corrê-los.

14. Esse é o seu primeiro negócio
Se esse é o seu primeiro negócio, você provavelmente vai se atrapalhar. Odeio dizer isso, mas 78% dos empreendedores de primeira viagem vão à falência. Isso acontece porque você está pisando em um território novo. E, mesmo que esse seja seu segundo negócio, a probabilidade de insucesso não diminui drasticamente — fica em 66%.

15. Você não consegue se concentrar
É melhor fazer uma coisa muito bem em vez de fazer cem coisas de maneira medíocre. Google, Amazon, Microsoft e Skype são só alguns dos exemplos de empresas que fizeram uma só coisa, mas muito bem. Sim, mais tarde eles começaram a expandir seus negócios. Você precisa se concentrar em seu empreendimento e fazer algo muito bem. Se você perde o foco, pode colocar seu negócio em perigo.

Por: Neil Patel
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Agência WebSide