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Publicado em: 25/10/2021

Não há nada mais frustrante que montar um negócio próprio e não obter os resultados esperados com as vendas, não é mesmo?
Principalmente no ramo lojista, que trabalha com consumidor final. De fato, é desanimador ver os “possíveis clientes” passarem pela porta da sua loja e não entrarem. A situação pode ser ainda pior ao vê-los entrar e sair do mesmo modo, sem se interessar por nenhum produto.

O fato é que o consumidor está cada vez mais exigente, em meio a tantas ofertas no mercado.
Ele quer muito mais que preço, ele quer economia, bom atendimento e claro, um produto de qualidade.

Atender bem esses requisitos pode parecer um tanto complicado, mas algumas técnicas podem te auxiliar a mudar esse cenário e tornar sua loja numa verdadeira “oficina de vendas”.

Qual o meu nicho de mercado?
Entender seu nicho de mercado é imprescindível.
Pesquise seu público, suas tendências, suas necessidades e preocupações. Uma pesquisa de mercado pode auxiliar nesse processo para direcionar suas vendas para determinados grupos de pessoas.

A imagem da sua loja é o seu cartão de visitas
Agora que você já sabe a qual nicho de mercado seu empreendimento atenderá, é hora de investir na imagem do local.
Procure deixar à imagem da sua loja a “cara” do seu público e não aquilo que você pensa ser legal. Muitos empreendedores cometem esse erro.
Pessoas de classe média baixa dificilmente entram em lojas que aparentemente são mais requintadas, ainda que com grandes promoções, traz uma sensação de insegurança aos mesmos. Do mesmo modo, públicos de maior idade não se sentem bem em entrar em lojas aparentemente joviais.
Pode até parecer preconceito, mas é natural do ser humano procurar aquilo que se encaixa por semelhança.

Um bom atendimento é primordial para a conquista.
Prepare sua equipe para atender o cliente do melhor modo possível.
O cliente quer se sentir acolhido e amparado, porém, em excesso também pode afastá-lo.
Ele quer liberdade de perguntar e ter as respostas prontamente favoráveis a si. Um vendedor prontamente disponível, bem preparado e com informações necessárias, pode ser a segurança que o cliente tanto precisa.

Venda mais que produtos, venda satisfação
Geralmente quando uma pessoa compra algo em uma loja, é porque precisa daquilo. Deste modo, ela facilmente pode se decepcionar ao se deparar com o produto que, mesmo necessitando, não atende as suas condições.
Isso pode ser facilmente contornado se o vendedor estiver muito mais que preocupado em somente vender, e o que quer dizer isso? Em encontrar soluções para atender a necessidade do cliente.
Informe ao cliente como ele pode usar aquele produto, dê opiniões, dicas, de algum modo mostre que se importa com ele mais do que com a venda em si. Esta é uma tática excelente para a imagem da empresa e conquista do cliente.

Fidelize seu cliente
Melhor ainda que vender é saber que fechou o negócio com sucesso e continuará vendendo facilmente para aquele cliente em especial
Isso acontece quando você “ganha” o cliente através da fidelidade. São muitas as técnicas de fidelidade, como cupons de descontos, cartão fidelidade, brindes, entre outros, e que podem trazer resultados satisfatórios em pouco tempo.

Dê valor ao pós-venda
O pós-venda é muito importante para fixar a imagem do seu negócio.
Um cliente insatisfeito com o seu produto é muito pior do que uma pessoa que nem conhece o mesmo. Pense nisso e não deixe a imagem da sua loja ir por água abaixo.

Cuide do seu cliente, dê amparo às suas queixas e deixe-o sentir-se seguro, sempre.
Agora que você já conhece algumas dicas para melhor empreender no seu negócio, e fazer sua loja ser um sucesso para o seu público, Mãos a obra e seja um sucesso!

Por: Azienda Assessoria Contábil 
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