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Publicado em: 01/10/2021

Em um ambiente altamente competitivo, perder clientes pode gerar prejuízos incontáveis, com impactos negativos que podem influenciar diretamente a sobrevivência do negócio. O problema é que muitas empresas não sabem o que pode estar causando a queda na compra dos produtos — ou contratação dos serviços —, impedindo que possam implementar uma estratégia eficiente para solucionar a questão.
Sendo assim, elaboramos este conteúdo para mostrar os principais motivos que fazem com que a loja perca clientes. Assim, você vai conseguir evitá-los e tornar o estabelecimento mais rentável. Confira!

1. MENTIR PARA O CLIENTE
Mentir para os clientes pode afetar na confiabilidade e reputação do negócio. Existem vários cenários em que os vendedores optam por contar uma mentira, como no momento de apresentar as vantagens dos produtos disponibilizados ao longo de uma negociação.
Isso ocorre porque muitos colaboradores entendem que é necessário fazer qualquer coisa para conquistar o cliente, mas esquecem que, realizar uma venda com base em mentiras gera grandes consequências quando o cliente percebe que não vai receber o que foi acordado. Nesses casos, o cliente pode nunca mais voltar a fazer negócio com a empresa.

2. FALAR DEMAIS
Outro erro que pode levar a loja a perder clientes são vendedores muito falantes, com dificuldade em ouvir os clientes. Isso acontece, principalmente, quando eles estão despreparados e buscam preencher as brechas em seu atendimento falando coisas desnecessárias.
Sendo assim, é fundamental que os integrantes da equipe falem apenas o necessário para fechar bons negócios, bem como tenham paciência para ouvir o cliente. Essa prática vai ajudar a identificar suas demandas, permitindo oferecer o que realmente os clientes esperam, tornando assim, um grande diferencial para fidelizá-los.

3. DEIXAR DE INVESTIR EM PÓS-VENDA
Uma falha cometida por muitas empresas é deixar o cliente de lado depois que a venda é concretizada. O pós-venda é importantíssimo: o consumidor precisa receber a mesma atenção e cuidado recebidos antes de comprar. É necessário ter em mente que o pós-venda precisa ser uma etapa da jornada do cliente muito bem estruturada: o público precisa continuar sendo valorizado.
Quando a equipe não dá atenção após a realização da venda, a tendência é que o cliente se sinta abandonado, acreditando que somente o seu dinheiro importa para a loja.

4. NÃO ESTAR PREPARADO
O despreparo dos funcionários é outro erro a ser apontado. Por este motivo, é importante que eles estejam por dentro do mercado, dos produtos e serviços oferecidos, além do perfil do público. Esse despreparo também pode fazer com que os vendedores não consigam esclarecer as dúvidas dos clientes ou chamar a atenção dos consumidores, fazendo com que eles procurem a concorrência para atender as suas demandas.
Além disso, é fundamental contar com colaboradores bem treinando e preparados, capazes de transmitir a confiança necessária para atrair, captar os clientes e eliminar as possibilidades de perdê-los.

5. NÃO CUMPRIR COM O COMBINADO
A falta de comunicação e organização dentro dos departamentos de uma loja pode fazer com que os vendedores não consigam entregar o que foi combinado, fazendo com que os clientes percam a confiança na marca, mesmo após vários anos de relacionamento. Por isso, é importante contar com o auxílio da tecnologia para aprimorar o diálogo dentro do estabelecimento e promover um controle de entrega efetivo.

6. NÃO SE ATENTAR À REAL NECESSIDADE DO CLIENTE
O oferecimento dos produtos e serviços aos clientes não pode ocorrer de forma aleatória. Saiba que o consumidor consegue perceber e desaprova quando um vendedor tenta empurrar algo que ele não precisa somente para que o valor da compra seja mais alto.
Agora que você entende os principais motivos que fazem a loja perder clientes, fica mais fácil implementar medidas eficazes para diagnosticar eventuais problemas e propor ações de reparo antes que o prejuízo ocorra.

Por: FoccoLojas

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