AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 09/07/2021

Para alcançar o sucesso é fundamental que as empresas compreendam que existem diferentes tipos de clientes sem estabelecer uma comunicação padronizada para todos. Atender as necessidades de cada cliente de maneira particular é o segredo para a fidelização. As pessoas que compram da sua organização precisam ser motivadas a voltar e realizar novas compras no decorrer do tempo.
Conheça 10 tipos de clientes e a melhor forma de lidar com ele
Nem todo cliente que compra da sua empresa é igual, há variedade de perfis e cada um deles tem seus próprios desejos e demandas para serem atendidas. A partir dessa compreensão fica mais simples estabelecer as melhores estratégias de ação para cada perfil tendo melhores oportunidades de fidelização.

1 – Cliente colaborativo
Esse é o cliente que está sempre disposto a dar uma opinião sobre eventuais melhorias de produtos ou serviços oferecidos pela sua organização assim como adora responder pesquisas de satisfação. A forma mais assertiva de lidar com esse cliente é demonstrar que a marca considera o que ele está propondo. Oferecer canais de comunicação através dos quais ele possa interagir com a empresa é uma boa estratégia.

2 – Cliente confuso
Sabe quando o cliente chega um tanto desnorteado e fazendo diversas perguntas? Ele está confuso e não tem certeza de que o seu produto ou serviço é a resposta mais eficaz para ele. A melhor abordagem nesse caso é conversar de maneira argumentativa contribuindo para que o cliente possa ter suas dúvidas esclarecidas mesmo não sabendo formulá-las. O cliente quer um atendimento que o faça se sentir mais seguro quanto a escolha que será feita.

3 – Cliente decidido
O cliente decidido é aquele que já conhece a sua companhia e as opções que ela oferece, sendo assim ele já sabe o que vai comprar e deseja apenas saber como é o processo de aquisição. Para esse perfil a melhor dica é prestar um atendimento eficiente e rápido em que ele possa resolver a compra no menor espaço de tempo possível.

4 – Cliente encantado pela marca
Um dos tipos de clientes mais interessantes que uma marca pode ter e que deve ser fidelizado. Esse perfil gosta da marca e a indica para os seus conhecidos, para que esse encantamento se mantenha ao longo do tempo é válido oferecer vantagens para esses clientes como descontos em ocasiões especiais ou mesmo vantagens no modelo comprando 3 paga somente 2. Construir um relacionamento entre a marca e o cliente é essencial para fortalecer esses vínculos.

5 – Cliente descontraído
Algumas pessoas quando estão em processo de pesquisa para realizar uma compra tendem a ficar mais descontraídas e bem humoradas. O risco em relação a esse perfil é o de que os vendedores acreditem que o negócio está a um passo de ser realizado e não apresentem com assertividade as características mais relevantes dos produtos ou serviços. O ideal é ter uma ideia de quais são as intenções desses clientes para que possam ser atendidas eficientemente.

6 – Cliente atento
Esse cliente tende a fazer diversas perguntas e presta muita atenção as suas respostas, pois realmente está considerando o que está sendo apresentado como um fator para a sua decisão de compra. Os atendentes que têm pela frente clientes atentos devem oferecer a eles explicações detalhadas para ajudar a esclarecer todos os pontos que possa gerar dúvidas. Não tenha pressa e forneça todas as informações que forem solicitadas.

7 – Cliente ansioso
A ansiedade é um dos principais males deste século, o imediatismo que a internet propiciou através do uso de redes sociais fez com que algumas pessoas se tornassem extremamente impacientes quanto a prazos de entrega e tempo despendido num processo de compra. O setor de vendas da sua empresa precisa ter muita paciência com os clientes ansiosos e buscar tornar o processo mais ágil quanto possível. Perguntas rápidas e processo logístico mais agilizado são a melhor abordagem.

8 – Cliente que gosta de barganhar
Basicamente é o cliente que está sempre tentando conquistar um desconto ou uma condição diferenciada. O atendente deve ser paciente e ter pleno conhecimento do que pode ou não oferecer para esse cliente. Entender até que ponto pode ceder nesse processo de barganha facilita que as duas partes cheguem aonde desejam.

9 – Cliente que não se comunica verbalmente
Algumas pessoas têm um perfil mais silencioso ao realizar compras e não deixam muito evidente se estão ou não considerando fechar o negócio. A dica é ficar atento ao que os gestos desse indivíduo estão dizendo, isto é, a sua comunicação não-verbal. A forma como o cliente cruza os braços já denota se ele está ou não a vontade diante da possibilidade de comprar o que está sendo oferecido.

10 – Cliente cético
O cliente cético é aquele que chega desconfiado e que mesmo sabendo da sua necessidade pelo produto/serviço não está plenamente convencido. Para conseguir efetivar uma venda para esse perfil o ideal é apresentar exemplos e fazer demonstrações. É uma pessoa que precisa ver para crer que é uma boa fechar essa compra.

Por: Marcus Marques
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide