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Publicado em: 09/04/2021

“Qualidade, atendimento e preço não são diferenciais, mas sim uma obrigação para aqueles que desejam se manter vivos e lucrativos.

É fundamental possuir um diferencial competitivo para suportar todos os impactos negativos, sobreviver e continuar a caminhada. Esta pandemia pode ser considerada como mais uma peneira, em que os mais preparados passam e os outros não conseguem.

Por mais estranho que possa parecer, é extremamente difícil encontrar um empresário que realmente consiga apresentar seu diferencial competitivo.

1. O seu diferencial competitivo está do lado de fora e não dentro da sua empresa

Um dos maiores erros é focar o olhar para dentro da organização em busca de algo que se transforme em diferencial. Observe o seu segmento de atuação: o que fazem, como e quando. Mapeie várias empresas e irá descobrir que todos atuam da mesma forma, ainda achando que qualidade, atendimento e preço são diferenciais. Após entender como o seu segmento atua, descubra o que a sua empresa pode acrescentar de diferencial. O que você pode fazer que ninguém está fazendo ainda?

2. Quem define o seu diferencial é o mercado

Por que muitos empresários gastam rios de dinheiro ‘dourando a pílula’ entendendo que esse será o seu diferencial e nada acontece? Porque não criaram algo que o mercado entenda como valor. Quando pensar em diferencial, pense com a cabeça do cliente para entender o que realmente é importante para ele, e não para você. Faça pesquisas de satisfação e converse com seus clientes sobre o que eles gostariam que a sua empresa oferecesse como diferencial.

3. Surpreenda o seu cliente

O que você pode fazer para surpreender o seu cliente? O que o cliente não espera encontrar quando procura seu produto ou serviço? Se um cliente procura uma farmácia, ele deseja comprar remédios e isso todas as farmácias vendem. Como surpreender o seu cliente com algo que ele não espera?

O que interessa é criar algo que o cliente entenda como um valor agregado e esteja disposto a pagar por isso. Não é o que você gosta, mas o que o cliente deseja e percebe como diferencial.”

Por: Arildo Ramos
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