É preciso disciplina para manter uma rotina e uma postura profissional, quando se trabalha em casa.
A seguir, algumas dicas da consultora de comportamento Cláudia Matarazzo, autora do livro Etiqueta sem Frescura:
Respeito é Bom – Sua família precisa entender que você está em casa, mas não está disponível especialmente se estiver com clientes ou colaboradores. Entrar no escritório sem avisar, deve ser proibido. Combine com seus filhos de passarem um torpedo, caso tenham urgência em falar um você.
Aparência Profissional – Se você recebe clientes, a empregada não pode abrir a porta de short e chinelos. Estabeleça um uniforme. “Não precisa ser o tradicional”, diz Cláudia. “Pode ser uma camiseta branca, uma calça preta e um par de tênis”. Também é bom evitar que outra pessoa atenda a telefone. Tenha uma linha separada, com serviço de caixa postal.
Já para a casinha! – Animais domésticos são fofos, mas atrapalham o trabalho. Se a visita gosta de bichos, vai se distrair. Se não gosta, terá uma má impressão. Mantenha o gato e o cachorro longe do escritório.
Um cafezinho – Um frigobar e uma máquina de café podem tornar o ambiente mais agradável e não só para visitas. Se está sem verba para uma máquina de expresso, recorra a uma cafeteira elétrica mesmo. Isso evita que você tenha que ir até a cozinha passar um cafezinho para o cliente.
Equipamentos de apoio - O número de equipamentos necessários para um escritório é cada vez mais reduzido e os aparelhos estão cada vez menores.
Computador - O notebook é a melhor opção para quem pretende ter apenas um computador. “É mais versátil que o desktop”, diz Marcelo Tripoli, presidente da consultoria iThink. “Você trabalha em casa com ele e o leva para visitar o cliente.” Para garantir seu conforto e sua saúde, quando estiver em casa use o monitor, teclado e mouse avulsos. “Assim, você pode até comprar um modelo mais leve, com uma tela de 11 polegadas, por exemplo”.
Smartphone – Segundo Tripoli, é importante ter um bom smartphone. “É interessante que esse telefone tenha também a função de roteador. Se houver qualquer problema com sua banda larga fixa que, aliás, é indispensável, ele pode entrar como substituto, mas, atenção: o celular não substitui o telefone fixo, já que muitas ligações ainda são mais baratas quando feitas de uma linha tradicional.
Impressora - Compre uma multifuncional que seja também scanner e fax, escolha um modelo simples, não muito caro. A tendência é imprimir cada vez menos, diz Tripoli.
Tablet –Funciona como um estepe do computador. Numa emergência, pode ser usado para enviar e-mails, escrever textos curtos e assistir a apresentações ou mesmo prepará-las. Se for ficar trabalhando por horas a fio, utilize um teclado avulso.
Backup - Cópias de segurança podem ser armazenadas na nuvem. Você só precisará de um disco rígido externo, se faz backup de quantidades muito grandes de dados caso em que a transferência para a nuvem costuma ficar um pouco lenta (e irritante ).