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Revista O Empresário / Número 178 · Maio de 2013



1. O vendedor só terá uma carreira de sucesso, se for um profundo conhecedor dos produtos que vende. Parece óbvio, mas a área de vendas está infestada de gente que diante de uma pergunta mais técnica por parte do cliente se enrola na resposta e normalmente perde a venda.
2. Ser um eterno aprendiz. Reconhecer que ninguém sabe de tudo o tempo todo é o primeiro passo para se livrar da arrogância e se transformar em um profissional melhor. Isso vale para toda forma de conhecimento.
3. Quando fracassar em um projeto, em uma venda, ou não cumprir as metas, não culpar ninguém e nem as outras áreas da empresa pelo seu fracasso. O profissional de sucesso sabe que ninguém é infalível e parte para cima da vida, superando o fracasso com um novo triunfo.
Não existe mais, espaço nas empresas para vendedor reclamão!
4. Assumir erros e responsabilidades.
5. Tratar a todos com cortesia, atenção e deferência. Essa é a chave que pode abrir as portas mais emperradas da trajetória de qualquer profissional. É um trunfo que o vendedor de sucesso utiliza ainda que esteticamente mas, não se iluda, porque se não for verdadeiro a máscara acaba por cair.
O vendedor de sucesso precisa ser também, um profundo conhecedor da alma humana.
6. Entender que prospecções e visita (bem feita e bem planejada) está para o vendedor como o chute a gol está para o atacante de um time de futebol. Quem tem maior probabilidade de marcar gols? Quem tem maior probabilidade de abrir novos clientes ou promover mais vendas?
7. Velha conhecida dos vendedores: 90% transpiração e 10% inspiração, sem deixar de levar em conta que na transpiração, também deve existir prazer! (Nelson Gonçalves)
“Quem controla uma conversa não é quem fala e, sim, quem escuta.” Lair Ribeiro.
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