Revista O Empresário / Número 159 · Outubro de 2011
1. O que deve ser considerado para abrir uma conta?
Faça uma estimativa dos serviços que costuma usar e sua frequência.
Por exemplo, de quantos cheques você precisa por mês e de quantas transferências e saques efetua nesse período. Com isso, é possível comparar os diversos pacotes oferecidos no mercado.
2. Quais são os serviços gratuitos a que tenho direito?
O cliente tem direito a: 1 cartão de débito: 10 folhas de cheques por mês; 2ª via do cartão de débito (exceto em caso de perda, roubo, danos e outros motivos não imputáveis à instituição).
Pode, sem custos, fazer em um mês: até 4 saques (com cheques no guichê ou pelo terminal de autoatendimento); tirar 2 extratos de movimentação do mês no terminal de autoatendimento; fazer consultas pela internet; duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet; e compensação de cheques.
3. Como encerrar a conta?
Solicite por escrito o encerramento, preferencialmente em formulário específico fornecido pelo banco.
O documento deve ter a assinatura do correntista e pode ser entregue em qualquer agência bancária. É preciso ter saldo para pagar eventuais pendências e devolver os cartões e as folhas de cheques não utilizados.
O banco deve fornecer um “termo de encerramento” da conta.