Revista O Empresário / Número 159 · Outubro de 2011
Pesquisa da Serasa Experian mostra que ter os documentos roubados ou perdidos mais que dobra o risco de uma pessoa ser vítima de fraude. Segundo o estudo, a probabilidade de ser surpreendido por cobranças indevidas sobe 120% para quem tem um de seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados.
Os dados foram divulgados pela Serasa Experian, que informa manter disponível ao consumidor um serviço de informações que permite o cadastro gratuito de cheques e documentos em seu site. “Se o consumidor cadastrar suas informações, automaticamente todos os clientes que utilizam nossos serviços recebem uma mensagem alertando que aquele documento foi roubado”, afirma o gerente de soluções antifraudes da empresa, Celso Rodrigues, conforme nota divulgada à imprensa.
A informação fica disponível em todo o território nacional por um período de dez dias, mas se desejar que ela permaneça por tempo indeterminado o consumidor deve enviar um boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian.
No caso dos cheques, os dados ficam na base por três dias para que o correntista possa avisar o banco, fazer o boletim de ocorrência e sustar os cheques.